
A Copa Assomasul 2025 chega com uma grande novidade: a criação da Série A e Série B, uma medida que visa equilibrar a competição e atender a uma demanda das equipes com menor investimento. A mudança pretende tornar os jogos mais disputados, garantindo que todas as equipes tenham condições justas de competição e aumentando o nível técnico do torneio.
Com 21 edições, a Copa Assomasul já se tornou um marco no esporte amador da região, promovendo o futebol entre os servidores municipais e fortalecendo os laços entre as cidades do Mato Grosso do Sul. Com grandes parcerias e uma organização cada vez mais estruturada, a edição deste ano promete inovações e um campeonato ainda mais disputado.
PREPARAÇÕES
A organização da 21ª edição da Copa Assomasul e da 4ª Copa dos Campeões segue avançando com importantes articulações para garantir apoio e estrutura ao maior campeonato amador de futebol de campo do Centro-Oeste. Nesta quarta-feira (18), o prefeito de Costa Rica e diretor de esporte da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Delegado Cleverson, se reuniu com o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESC), Marcelo Miranda, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, além do vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri, fortalecendo parcerias fundamentais para a realização das competições, que envolvem os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
O prefeito de Costa Rica e diretor de esporte da Assomasul, Delegado Cleverson, reforçou a relevância do campeonato para o fortalecimento do esporte amador no estado. “A Copa Assomasul e a Copa dos Campeões são mais do que competições esportivas. Elas representam a união dos municípios, incentivam o esporte e promovem momentos de lazer e integração. O apoio da SETESC, da Sanesul, da Cassems e de outros parceiros é fundamental para manter essa tradição e fortalecer o municipalismo através do esporte.”
No período da manhã, a primeira agenda ocorreu com o secretário Marcelo Miranda, onde foram discutidas as estratégias para garantir o apoio da SETESC na realização do evento esportivo, que já se consolidou como referência no estado. O secretário ressaltou a relevância da Copa Assomasul e garantiu novidades para a edição de 2025.
“A Copa Assomasul vai muito além do futebol, porque é um evento que promove integração, saúde e bem-estar para os servidores públicos de diversos municípios de Mato Grosso do Sul. Fortalecer essa competição significa incentivar o esporte amador, valorizar os profissionais que fazem a diferença nas nossas cidades e aproximar ainda mais o Governo do Estado das prefeituras. Temos muitas expectativas para 2025 e estamos preparando uma edição especial, com novidades que vão tornar o torneio ainda maior e mais acirrado.”

Secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESC), Marcelo Miranda/ Foto: Edson Ribeiro
Durante a tarde, a equipe da Copa Assomasul cumpriu mais duas agendas estratégicas. A primeira foi com o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, reafirmando a parceria da empresa, que tem sido uma das principais apoiadoras do torneio, contribuindo anualmente para o fortalecimento do esporte amador no estado.