A Copa do Brasil 2022 deve ser disputada no mesmo formato da última edição, encerrada na semana passada com a conquista do Atlético Mineiro sobre o Athletico Paranaense. Ao total são 92 clubes, com 80 deles iniciando a primeira fase e outros 12 já pré-classificados que entram a partir da terceira fase. Destes, 91 são conhecidos e o último garante a vaga na última semana do ano. 
 
Isso porque os finalistas do Campeonato Tocantinense entrarão em campo pela rodada de volta semifinal para definir os finalistas da competição que jogam pela taça nos dias 27 e 30. O campeão é o representando do Estado na Copa do Brasil, já que Tocantins, assim como o Mato Grosso do Sul, tem apenas uma vaga na competição por causa do Ranking de Federações da CBF. A vaga sul-mato-grossense é do Costa Rica EC, campeão estadual em 2021.
 
Já nas semis, Araguacema, Interporto, Palmas e Tocantinópolis são os times sobreviventes da principal competição tocantinense. Os jogos de ida foram disputados na última terça-feira (21), e acabaram com os seguintes resultados: Araguacema e Interporto empataram em 1 a 1, na Arena Taça, enquanto o Tocantinópolis surpreendeu e bateu o Palmas por 2 a 1 no General Sampaio.

Pelo calendário da CBF, a competição terá início no dia 23 de fevereiro, e por isso a Federação de Futebol já mexeu na tabela do Estadual 2022, dando livre a data para que Costa Rica jogue. O adversário não será dos chamados grandes do futebol brasileiro, mas vai dar uma boa cota acima dos R$ 550 mil.