
A 26ª edição da Copa Primeira Hora de Boxe, uma das mais tradicionais competições para iniciantes na região Centro-Oeste, abre a temporada do boxe no Mato Grosso do Sul nos próximos dias 1 e 2 (sábado e domingo) de março, no ginásio Guanandizão em Campo Grande. Conforme informações da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de Matogrosso do Sul), aproximadamente 90 atletas de doze municípios já confirmaram participação na disputa, que conta com apoio da SETESC, Fundesporte e Funesp.
“A Copa PH (nome popular da Copa Primeira Hora de Boxe) é motivante, pois, a gente fica na expectativa enorme com relação aos talentos que podem surgir na competição”, comenta Marcelo Nunes, vice-presidente da FDBMS.
“É aqui (na Copa Primeira Hora) que a comissão técnica da Federação (de boxe) consegue avaliar os novos atletas com qualidade técnica que chegam ao boxe sul-mato-grossense e até mesmo ao boxe brasileiro”, complementa Joilson Leite, coordenador técnico da entidade promotora do evento.
Entre os atletas de renome nacional que surgiram na Copa PH, que marcaram e marcam história no mundo boxe, estão Paulo Coene, Luiz Cláudio, Daniel Brito, Monica Damázio, Aline Santana e Gleison Mamut. Eles foram campeões do Brasil, integraram a Seleção brasileira, com históricos de muitas conquistas e trajetória internacional. Os quatro primeiros continuam na ativa e devem ter participação especial na Copa PH. Conforme a FDBMS a além das lutas para iniciantes, haverá dez lutas extras entre os atletas de maior experiência, que farão confrontos visando preparação ao Campeonato Brasileiro elite, que acontecerá em Foz do Iguaçu, no período de 1 a 6 de maio.
A tradicional competição é aberta para atletas nas classes infantil (13 a 14 anos), cadete (15 e 16 anos) e elite (19 a 40 anos), que fizeram no máximo até três lutas. Neste fim de semana será disputada em três sessões, com a 1ª sessão no sábado, às 10 horas e a 2ª sessão às 19 horas. No domingo, a 3ª sessão terá inicio às 10 horas. A entrada no dia do evento será 3 kg de alimento não perecível. Para obter ajuda de custo, a Federação colocou convites nas academias de boxe para as três sessões no valor de R$ 15,00. “é um valor simbólico, mas já é um apoio para arcar com as despesas do evento”, diz a presidente da FDBMS, Edna Nina Costa.
MELHORES DE 2023 E 2024 NA COPA PH 2025
O campo-grandense Gabriel Mello (equipe Boxe Elite/Ceintre), melhores atletas da PH, na classe elite, respectivamente em 2024 e 2023, estão entre outras atrações No evento. Eles integram a Seleção e farão lutas extras, visando adquirir ritimo de de combate, pois, que garantit titularidade na Seleção do Estado, que disputará o Campeonato Brasileiro, Open Brasil e Centro-Oeste.
Com assessoria