Neste próximo final de semana uma das atrações esportivas em Campo Grande é a disputa da Copa Primeira Hora de Boxe. A competição chega na sua 24ª edição com muita garra e determinação dos amantes da “nobre arte”, como é carinhosamente chamada a luta de boxe. O evento será no ginásio Guanandizão e espera receber um bom público, não somente os familiares, mas também os desportistas e moradores da região da Piratininga. A Federação de Boxe é a organizadora.
E a Copa é marcada principalmente por ser a competição de abertura para os novos pugilistas. São os chamados estreantes e não podem ter disputado mais do que três lutas, antes da data. Uma das atrações e que vem se preparando muito é o jovem João Pedro, de apenas 14 anos, que vai na categoria até 75 quilos. Ele conta que já se sente preparado para entrar na modalidade e conseguir bons resultados a partir da Copa.
O jovem morador da vila Planalto não precisa andar muito para estar na Academia do mestre Tião. “Vim com meu primo assistir os treinos deles e ai eu fui ver as lutas, gostei e hoje quero seguir a carreira desta modalidade”, comenta. João Pedro aponta que todos os familiares estão também ansiosos para vê-lo no ringue no próximo final de semana.
Por outro lado, tem atleta que começou no boxe apenas para se cuidar fisicamente e agora vai lutar. Diogo Brasil, tem 33 anos, é considerado o “velhinho” da turma da Academia e já há dois anos vem ensaiando para lutar. “No ano passado eu vinha treinando, mas não deu para participar. Agora estou preparado, mas somente para diversão”, comenta. O que ele quer mesmo é se manter fisicamente e participar das corridas do calendário de Campo Grande.
O professor Sebastião Ribeiro é um dos idealizadores da Copa Primeira Hora e aponta que 90% dos atletas passaram por sua academia.
O evento começa neste sábado às 9h30 e tendo abertura oficial às 19h. No domingo, as lutas fecham a copa a partir das 9h30.