A participação do atual campeão estadual sub-19, o Corumbaense, na temporada 2018 estava dependendo da aprovação da maioria dos 10 presidentes confirmados na competição. E a resposta, conforme informação do vice-presidente da FFMS, Marco Tavares, é de que não foi aprovada a presença do atual campeão por não enviar representante no Arbitral.
Segundo consta, a diretoria do time da fronteira admite que em virtude das eleições dentro do clube houve uma indefinição na disputa. No dia seguinte ao Arbitral, o clube enviou ofício a FFMS para confirmar a presença, mas fora do prazo.
Segundo a reportagem, o pedido do time do Corumbaense teria sido enviado aos presidentes para que analisassem e respondam a FFMS. Procurado pela reportagem do EsporteMS, o dirigente confirmou que não foi aceito os argumentos do time campeão.
O clube agora precisa disputar uma das categorias de base, pois conforme determinação da CBF, no próximo ano não poderá jogar a Série A as equipes que não tiver presença em uma das competições. Sub 15, 13 e 11 ainda serão disputadas, mas o que se sabe o time não tem trabalho nestas categorias.
O Estadual sub-19 começa no próximo dia 23 com rodada definida com os seguintes jogos:
Serc x Comercial;
Operário x Moreninhas;
ABC x Costa Rica;
Aquidauanense x Operário de Dourados;
Sete de Setembro x Coxim.