Prova deverá agitar novamente os pilotos nesta etapa final (foto-assessoria)

 

A temporada 2019 do Campeonato Brasileiro de Motocross está fazendo história e deixando marcas por onde passa. Ao longo das sete etapas previstas este ano para a competição, a Confederação Brasileira de Motociclismo irá realizar ações sociais com crianças e jovens das escolas municipais das cidades sedes do campeonato.

 

Até o momento os municípios de Alfenas (MG) e Morrinhos (GO) foram contemplados com o projeto Futuros Campeões, que torna o motocross acessível a nova geração através de palestras motivacionais ministrada por Wilson Yassuda, ex-piloto de motociclismo e membro da Abraciclo, além de aproximar esses jovens a grandes nomes do esporte e também com a ação Carbono Zero promovendo a conscência e preservação ambiental através do plantio de árvores.


Durante a ação os alunos têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre o esporte, conhecer a trajetória de seus ídolos e buscar inspiração para quem sabe também se tornarem pilotos profissionais. O atual campeão da MX1, Carlos Campano da equipe Yamaha, participou da ação em Alfenas (MG) e falou como foi receber o carinho das crianças. “Foi muito legal fazer parte. Esta é uma ação muito boa para nosso campeonato pois faz com que estes jovens criem desde cedo a paixão pelo esporte”- comentou o espanhol.


Na edição realizada em Morrinhos (GO) a atual campeã e piloto patrocinada pela Rinaldi, Maiara Basso, mostrou a força das mulheres no motocross brasileiro. A piloto foi recebida com saudações calorosas e se surpreendeu com o tamanho da torcida. “Esta ação que a CBM faz incentiva essas crianças a prestigiarem o evento e conferir de perto o que é o motocross. Fiquei muito agradecida em receber a torcida e poder esclarecer sobre o que é ser um piloto profissional e mostrar que o esporte também é lugar de nós mulheres.” – descontraiu Maiara Basso, piloto Rinaldi.

 

 

 

Maiara Baso, atual campeã da MXF compartilha trajetória com crianças em ação promovida pela CBM. foto: Tiago Lopes


Para amenizar o impacto da emissão de gás carbônico das motocicletas a CBM também promove a ação denominada Carbono Zero. A iniciativa reúne pilotos e crianças das escolas municipais para fazer o plantio de árvores. Para o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Henrique Alves, este é um legado que o motocross deixa por onde passa. “É uma ação fantástica, porque além do esporte e lazer, nos preocupamos com o social e o que o motocross deixa para a vida dessas crianças.  O campeonato vai passar, mas ali plantaremos uma semente para a construção de quem sabe uma nova geração de pilotos de sucesso, além de uma cidade mais arborizada, com ambiente melhor para se viver” – comentou Firmo. Apenas em Alfenas foram doadas 5 mil mudas de árvores.


A próxima edição do Futuros Campeões e do Carbono Zero acontece nos dias 01 e 02 de junho em Três Lagoas (MS) e promete bater o recorde de crianças participantes. Com o apoio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, representada pelo promotor Antônio Carlos Garcia; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e da Prefeitura Municipal as ações devem reunir aproximadamente 300 crianças das escolas Joaquim Marques, Escola Municipal Maria de Lurdes e Centro Juvenil Jesus. Segundo o promotor de Justiça, Antônio Carlos a CBM dará o pontapé inicial para o projeto que será continuado após o enceramento do campeonato. “A ideia é que o projeto Carbono Zero da CBM se estenda posteriormente ao evento somando às ações semelhantes já realizada pelo município, no qual serão feitos plantios em outras escolas e parques da cidade.” –  reforçou Garcia que lembrou o dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
 

Programação:
As ações Futuros Campeões e Carbono Zero irá acontecer na sexta-feira (31/05) que antecede as provas oficiais do campeonato das 13h30 às 15h30 no Arena Mix, local onde está instalada a pista. O veículo de imprensa que prente cobrir a ação deve comunicar através do email imprensa@cbm.esp.br


O Campeonato Brasileiro de Motocross tem a supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo e o patrocínio da Honda, Rinaldi, Yamaha, IMS, Circuit e apoio da Uniart Troféus.