Será realizado neste final de semana, o Curso de Xadrez Básico para principiantes, na Casa da Esplanada Ferroviária, auditório do Instituto Histórico e Geográfico de MS, localizado na avenida Calógeras esquina com a Mato Grosso. O curso será gratuito e voltado para jovens com mais de 14 anos de idade e adultos, sem limite de idade. Além do curso, será ofertado aos interessados dua palestras com jogadores experientes e um torneio ao final do curso.

Com duração de dois dias, 16h/aulas, o curso pretende ensinar o básico do jogo de xadrez, desde a história do esporte, passando pelos movimentos das peças, as regras do jogo, as Leis do Xadrez da FIDE, e um pouco de arbitragem. A realização é do CCX – Clube Capablanca de Xadrez, com apoio da SECTUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e PMCG – Prefeitura Municipal de Campo Grande, da LBX – Liga Brasileira de Xadrez, e vereadora Dharleng Campos, do CSX – Clube Sul Mato-grossense de Xadrez e da FESMAX – Federação Sul-Mato-grossense de Xadrez e da Caíssa Eventos. O ministrante do curso será o presidente do CCX, Danny Dávalos, Árbitro e Organizador de Eventos de Xadrez.

As palestras serão ofertadas pelos enxadristas Cledemar Machado e Rubens Gazineu e as inscrições para o curso são limitadas (60 vagas) por ordem de pedido, e devem ser feitas no celular (whats ou ligação) 67-99152-5357.

O xadrez é reconhecido mundialmente como uma ferramenta de apoio para a educação, como um esporte da mente e do físico, e com inúmeras vantagens aos seus adeptos, como por exemplo; a melhora da concentração e do aprendizado, estímulo da memória, exercita o cérebro, auxilia na prevenção de doenças degenerativas, atua na formação do caráter da pessoa, com noções de regras, respeito, igualdade, cavalheirismo, espírito esportivo, entre outros.

Estudantes tem obtido melhoras significativas nas notas e desempenho geral em matérias relacionadas ou não diretamente, como a matemática, geografia, ciências, e educação física. Com isto, o CCX pretende democratizar ainda mais o esporte e levar a uma parcela da população o aprendizado deste esporte chamado de rei dos jogos, ou jogo dos reis.