Home ATLETISMO Depois de 20 anos, medalhista nas Olimpíadas de Sidney recebe medalha de...

Depois de 20 anos, medalhista nas Olimpíadas de Sidney recebe medalha de Prata

Atleta comemora com muita paciência a chegada da medalha (foto-assessoria)

Nas Olimpíadas de Sidney, em 2001, o Brasil foi medalhista de prata no atletismo, mas o atleta Cláudio Roberto de Sousa não recebeu a sua medalha. 20 anos depois, o COI entrou em contato com o Claudinho e irá enviar a tão esperada medalha. Feliz com a notícia, o velocista falou sobre o assunto e agradeceu a ajuda que recebeu neste processo.

“Estou muito feliz e agradecido a todos que se empenharam na solução desse problema. Acho que eu era o único medalhista olímpico sem medalha. É uma felicidade total. Recebi no domingo uma ligação do presidente do COB, Paulo Wanderlei. Ele me deu os parabéns pela medalha e por minha paciência. Todos que me conhecem sabem que sou tranquilo, sou passivo em relação a isso, mas graças a Deus essa passividade faz com que pessoas falem por mim. Agradeço especialmente ao Paulo Wanderley e ao Jorge Bichara, que lutaram pela medalha.”

A situação é complicada, pois Claudio era o substituto de um dos atletas do revezamento 4×100, e correu a prova eliminatória, vencida pelo Brasil. Na final, o corredor foi o titular, Claudinei Quirino, que recebeu a medalha de prata com os demais companheiros. Na época, o COI afirmou que a Claudio receberia a sua também, mas isso não aconteceu ainda.
Após inúmeros pedidos e conversas do Comitê Olímpico Brasileiro, o prêmio enfim será entregue. Paulo Wanderley, presidente do COB, comentou sobre a vitória brasileira: “Vamos reparar uma injustiça histórica. Sempre o consideramos medalhista olímpico, mas faltava ao Cláudio receber a medalha que lhe é de direito. Sua participação naquele revezamento foi fundamental para o Brasil chegar à decisão e depois conquistar a medalha de prata”.

Com gazetaesportiva/assessoria 

Sair da versão mobile