Neste dia 27 de agosto é comemorado Dia do Psicólogo (a), profissão regulamentada em 1962 (Lei 4.119), portanto há 57 anos de profissão, que aos poucos vem ocupando seu espaço com sua importância no segmento da saúde. A psicologia, nesses mais de 50 anos, mostrou sua relevância em buscar uma melhor saúde mental individual que acaba revertendo para a melhora da sua saúde.

Uma profissão que busca dar ao indivíduo a oportunidade de auto-conhecimento também tratar transtornos psicológicos, psicopatologias e isso é feito na prática da clínica psicológica e suas diversas abordagens, seja nas suas abordagens, seja na psicanálise, gestalt-terapia, comportamental, humanista, analítica e tantas outras. Elas trazem a ajudar a iluminar a escuridão, principalmente das doenças mentais, que ainda carregam o estigma e preconceito, como se diz na sociedade lugar de LOUCO é no sanatório.

Essa é uma herança cultural de uma sociedade ainda empregenada de preconceitos. É a psicologia quebrando rótulos, desmanchando esse preconceito primitivo e recheada de ignorância. A psicologia como ciência e profissão assumiu esse combate e tem, com certeza, conseguindo avanços. Hoje a sociedade já está olhando com outros olhos, os modelos arcaicos, retrógrados e reacionária dos manicômios, que estão com os dias contados.

EU ME INCLUO NA LUTA

Dr. Magno Brasil escreve ao EsporteMS gratuitamente para expressão sua opinião

E isso devemos a psicologia e aos psicólogos(as), que fomos para o combate e estamos sendo instrumento da sociedade livre. Temos bandeiras definidas e são irreversíveis e estamos ganhando o jogo. A psicologia é como líder da luta antimanicomial e reforma psiquiatria. Chega de marginalizar e excluir pessoas que são portadoras de doenças mental, transtornos mentais, desigualdade.
Hoje estamos através dessas bandeiras de resistência.

Estamos humanizando o tratamento hoje (esquizofrenia, TBP, oligofrenia, dependência química, psicoses, neuroses), que são tratados em casa, nos Caps, na clínica da psicologia, psicanálise e outras abordagens. Os direitos humanos, psicologia crescendo e mostrando sua força como profissão e ciência. Terminando outros espaços ocupados com muita competência, hoje somos mais de 350.000 mil psicólogos (as) no Brasil, fazendo a diferença, seja na clínica ou outros espaços como na psicologia educacional, psicologia organizacional, saúde, forense, jurídica e outros segmentos.

Com isso, a importância na garantia da saúde mental e dos direitos do indivíduo, que os psicólogo (as) fizeram acontecer, muito que comemorar e muito que caminhar, cobrar políticas públicas de desgovernos. Parabenizo a psicologia e a todos psicólogos (as), com certeza o tempo não para e a psicologia através de seus profissionais vem fazendo a diferença. Olhar também as dificuldades e avançar.

PARABÉNS A PSICOLOGIA E TODOS PSICÓLOGOS (AS) QUE SÃO TODOS OS DIAS.

FELIZ DIA DO PSICÓLOGOS (AS).