O meio-campista Lucas Leiva, natural de Dourados (MS) oficializou a sua aposentadoria dos gramados aos 36 anos de idade, em entrevista coletiva dada nesta sexta-feira. O motivo do encerramento da carreira se dá por conta de uma fibrose miocárdica – problema cardíaco – detectada em dezembro do ano passado via exames médicos de pré-temporada.
Na última quinta, o Grêmio havia convocado a entrevista para falar sobre a situação do agora ex-atleta, mas evitou dar maiores detalhes sobre seu futuro. Entretanto, segundo informações dos bastidores, o clima já era de pessimismo.
Grêmio
Chegou as categorias de base do Grêmio no ano de 2002. Iniciou sua carreira no Grêmio, fazendo sua estreia na equipe no dia 22 de outubro de 2005, na vitória de 1–0 sobre o Náutico na estreia da fase final da Série B, estreando no lugar do então capitão Sandro Goiano. O Grêmio ganhou a partida por 1–0, com um gol de Domingos. Também participou do último jogo quando foi um dos sete jogadores que terminou a partida em campo pelo tricolor na Batalha dos Aflitos, retornando à Série A.
Em 2006 o jogador, que virou titular da equipe, conquistou o Campeonato Gaúcho – que o Grêmio não ganhava desde 2001 – e também ficou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro. Jogador de boa marcação e técnica, avançando ao ataque e fazendo gols e assistências, Lucas recebeu da revista Placar a Bola de Ouro de 2006, atribuído ao melhor jogador do Campeonato Brasileiro no ano.
Em 2007, ainda pelo Grêmio, Lucas conquistou mais uma vez o Campeonato Gaúcho e foi vice da Copa Libertadores.
Liverpool
Em 26 de julho ele foi oficialmente apresentado ao Liverpool como jogador. Em 27 de julho fez sua estreia no jogo contra o Portsmouth, ao substituir Sissoko no segundo tempo.
Lucas marcou o seu primeiro gol pelos reds no dia 26 de janeiro de 2008, em uma vitória de 5–2, durante um jogo contra o Havant & Waterlooville pela Copa da Inglaterra.
Sub-20
Lucas foi o capitão da equipe brasileira sub-20 no Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20 de 2007 onde foi campeão, marcando quatro gols e sendo eleito o melhor jogador do torneio. Era esperado para liderar a equipe em 2007, na Copa do Mundo FIFA Sub-20, disputado no Canadá. Em julho de 2007 foi nomeado no plantel, porém uma lesão em treino manteve-o parado por três semanas, tirando-o da disputa.
O presidente da Federação de Mato Grosso do Sul, Francisco Cezário, era o chefe da delegação nesta ocasião e sempre apontou o Lucas com um dos responsáveis da conquista, juntamente com Danilinho, hoje no Dourados AC.
Lucas Leiva é sobrinho de Leivinha, ex-jogador da Seleção Brasileira e ídolo do Palmeiras. Ele possui também a cidadania italiana e britânica.