As duplas Tonny/Carlos Eduardo (MS) e Larissa/Vitoria (CE) conquistaram na manhã deste domingo (09.02) o título da primeira etapa do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia, disputado em Maceió (AL). A competição de base conta com três etapas na temporada 2020, e o próximo evento acontece em julho, em local que ainda será divulgado.
O ouro de Tonny e Carlos Eduardo, dupla representando a federação de Mato Grosso do Sul, veio com vitória em jogo extremamente equilibrado contra Isac/Pablo, representantes da Paraíba. No final, triunfo por 2 sets a 1 (31/29, 19/21, 15/13) em 58 minutos de partida. A campanha da dupla campeã contou com quatro vitórias em cinco jogos, superando um revés na fase de grupos, na primeira partida.
Na disputa de bronze, em outro jogo muito disputado, Bruno/Flávio, representando São Paulo, superaram Denílson/Jefferson, dupla da federação pernambucana, também por 2 sets a 1 (12/21, 21/17, 15/13), em 53 minutos. A primeira colocação rende 200 pontos para o Mato Grosso do Sul, enquanto a Paraíba soma 180 pontos pela prata e São Paulo, com o terceiro lugar, leva 160 pontos. Cada posição abaixo rende 20 pontos a menos.
No naipe feminino, as representantes cearenses Larissa e Vitoria ficaram com o título ao vencerem na final Maria Clara/Sophia, representando o Rio de Janeiro, por 2 sets a 1 (21/19, 19/21, 14/16), em 1h06 de duração. As cearenses venceram os cinco jogos que disputaram em Maceió, perdendo somente dois dos 12 sets que disputaram no torneio.
A medalha de bronze da competição feminina ficou com Emanuely/Lara, representando Minas Gerais, que venceram Fernanda/Manuela Niemeyer por 2 sets a 1 (17/21, 21/13, 15/13), em 48 minutos de partida. Larissa/Vitoria soma 200 pontos no ranking para o Ceará, com 180 pontos para o Rio de Janeiro pela prata e 160 pontos para a dupla mineira.
Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição.
A parada em Maceió (AL) será a primeira de três programadas na temporada 2020, com outras duas sendo realizadas em julho e setembro, – as sedes ainda serão divulgadas. Os estados do Paraná (masculino) e Sergipe (feminino) são os atuais campeões da categoria
Nomes olímpicos como Bruno Schmidt, Pedro Solberg, Bárbara Seixas e Duda apareceram para o voleibol no torneio de base. O Sub-19 é composto por 12 duplas em cada gênero, sendo as oito mais bem colocadas no ranking de entradas, um time do estado-sede e três times provenientes do qualifying (classificatório), que acontece no primeiro dia de disputas.