Começo o texto como tenho feito, Infelizmente, desde que essa pandemia do CORONAVIRUS começou, a gripizinha já nos custou mais de 51mil vidas. E a pergunta que não para de nos provocar é quem paga essa conta? Quais os responsáveis pelas vidas perdidas e famílias desesperada. A banalização da vida nesse momento reflete como está o Brasil, onde pessoas citam muito o nome de Jesus e Deus, mas na verdade, isso é para proteger seus políticos de estimação.
Para que pensar nas vidas que perdemos, não foi conosco, igual a Jesus fez na sua trajetória, ele descriminava? era preconceituoso? radical? fanático?arrogante? despresava a vida? não era assim? Então meus amigos, cuidado com o que falamos ela tem que ser coerente com a postura. Jesus morreu por nós e disse: amai o próximo como a ti mesmo. E é isso que estamos fazendo?Cristãos ou não o exemplo de Cristo era o amor e o bem o restante é consequência.
Mas o tema hoje é sobre educação. Essa ferramenta que muda a vida das pessoas. A educação passando por um momento crítico e o ex-ministro da Educação, falando mal de Paulo Freire. Isso é melhor nem comentar de tão medíocre que foi. A educação da identidade social ao cidadão, faz aquele excluído no processo educacional ter oportunidades. A educação é tão forte e significativa, que ela é capaz de mudar um contexto de dominadores sobre os dominados. Ela faz a inclusão social, da dignidade e acima de tudo faz algo fundamental transforma contextos sociais: sociedade igualitária.
No último domingo (21) fez 16 anos que perdemos um dos maiores estadista brasileiro, que se chama Leonel de Moura Brizola. Qual era sua prioridade? Eu respondo: a EDUCAÇÃO, porque queria dar oportunidades e contemplar as populações vulneráveis na sociedade. Brizola e Darcy Ribeiro estão vivos nos nossos corações. Contruíram os Cieps (que é educação integral dia inteiro) com alimentação e atendimento médico e psicológico. Infelizmente o atual governo tem outras prioridades, mais governos também passam que sorte a nossa.
O modelo de educação implantada por Brizola e Darcy Ribeiro é tão importante que foi elogiado pelo nosso grande mestre Paulo Freire, patrimônio histórico e cultural brasileiro. Freire destacou a importância dos Cieps como política de inclusão social. Me lembro do debate para Presidente quando o intelectual Fernando Henrique Cardoso questionou Brizola o custo alto dos Cieps. Brizola com toda calma e sabedoria deu a resposta antológica. Ele respondeu como um político além do seu tempo que o caro mesmo era e é a IGNORÂNCIA. Viva Brizola e Darcy Ribeiro e obrigado pelo que fizeram para o Brasil.
Com esse texto parabenizo todos professores(as),pedagogas(os), ainda bem que o futuro do Brasil esté em suas mãos. O Brasil com educação que incomoda as elites brasileiras querem dominar mais só querem essa batalha perderam. Encerrando com o recado dado, hoje com algo diferente vou para a juventude.
A música é um Rap educação, é assim:
Eu aprecio nos meus versos um grito de Vitória;
Da importância do ensino dentro da escola;
Além das barreiras estudar minha trilha,
Sempre progredindo nas escolas,
Expressando e cantando o que quero dizer,
Estudar e mudar de vida é uma meta que me dá prazer.
E isso deixar claro que texto fala da educação como política pública de inclusão social e é isso o estudo faz: muda, transformando a vida das pessoas, salve a EDUCAÇÃO e inclusão social.
Se cuidem e fiquemos em casa quem tiver que sair se cuide e faça procedimento de higiene, é na luta que a gente se encontra,
abraços.