A Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul iniciu no sábado (27) e domingo (28), a temporada 2024 do Campeonato Estadual Sul-mato-grossense de Velocross. O palco escolhido foi o sul do estado, mais precisamente o município de Novo Horiz onte do Sul, situado a 336 km da capital Campo Grande.

Em novo traçado de 1000 metros com piso arenito desenhado pelo veterano Júlio Bampi, a etapa teve um total de 16 baterias.

Grande nome do Velocross e Motocross Sul-mato-grossense, Carlos Eduardo Mendes Franco fez a primeira largada oficial após a lesão sofrida no último 30 de julho pela 2ºetapa da Copa Mercosur. Na semana passada, o piloto retornou aos treinos com moto, até participando das atividades de sábado da 3º etapa da Copa Sulmems no Centro de Treinamento DM em Eldorado.

Competindo de KTM, Carlos venceu na VX1 e VX3. Na VX3, largou em 3ºe ainda na primeira voltar ultrapassou o vencedor do Holeshot, Diego Pich. Na VX1, seu “pupilo”, Lucas Vinicius liderou o início da bateria, até ser superado pelo piloto de Mundo Novo.

Na VX3, Diego Pich foi segundo, seguido por Paulo Zanin, que teve recuperação após queda. O local Leandro Serrano foi 4º com Leandro Lima, piloto com títulos estaduais, agora correndo nas Importadas em 5º lugar.

 

Na VX1, Lucas foi segundo, seguido por Paulo Zanin, Luiz Henrique e Manuel Tavares, que com o resultado garantiu o título de 2023, pois a bateria contou pela etapa de Nova Andradina na final de 2023.

Na VX2, João Pedro e sua Gasgas 2 tempos foram a grande atração, vencendo, sendo seguido por Manuel Tavares, Luiz Henrique, ´Lucas Vinicius e Júlio Cezar.

Na VX4, Diego Pich venceu, assim como nas baterias nacionais, VX3 e VX4 Nacional. Nestas foram defidos mais dois campeões. Na 3 Nacional, Leandro Lima garantiu a taça, assim como Neil Ortiz, que em disputa emocionante terminou empatado com o Gilberto Medeiros, vencendo pelo melhor último resultado.

Ainda nas categorias etárias, Eclas Ferreira, que impressionou na VX4, sendo 3º, ganhou em grande atuação na VX5. O local Júlio Bampi também venceu para alegria dos locais.

Na VXF, Raquel Ribeiro foi a grande vencedora, em atuação dominante, assim como Henzo Portela na VXJR. Os principais rivais de Henzo tiveram problemas. Campeão estadual e uma das grandes promessas, Fábio Brito retornava após lesão no ombro, mas ficou preso no gate e ainda errou ao tentar ultrapassagens, mesmo assim, terminou em 2º lugar. Já Miguel Boer, que compete no Brasileiro de Motocross, chegava embalado após vencer a Intermediária e MXJR em Rochedo pelo Estadual da modalidade irmã, mas um sério acidente na largada da Intermediária, lesionou o piloto do Time GasGas, o tirando de combate. Henzo que não tinha nada haver com os problemas dos rivais, teve atuação dominante nas busca pelo bicampeoanto da categoria, que venceu em 2022. Nesta temporada, o representante de Bonito também vai competir no Brasileiro da modalidade.

Na prova conjunta entre 65cc e Mini Motos (50cc), vitória para Kaique e Erineu Soligo respectivamente.

Na Intermediára Importada, Poeira Negra venceu, em grande duelo contra Júlio Cezar. Pela 230cc, categoria que retornou, uma prova cheia de alternativas, terminou com Giovani Paiva superando Neto Santos na última volta.

Pela Intermediária Nacional , Jefferson Lopes foi o vencedor em corrida cheia de alternativas e gate com mais de 20 motos.

Nas categorias Nacionais Livre e Pró, Manuel Tavares na primeira e Lucas Vinicius na segunda, em boas atuações iniciaram com o pé direito o campeonato vencendo.

A próxima etapa do Campeonato Estadual Sul-mato-grossense de Velocross ocorre nos dias 11 e 12 de maio em Bodoquena (MS), local que foi palco da abertura em 2023.

Com assessoria