Depois de cumprir suspensão do TJD, time da região pantaneira está de volta (foto-arquivo)

O Campeonato Sul-Mato-Grossense da Segunda Divisão vai começar no dia 15 de outubro e a expectativa é quanto a possibilidade de três vagas serem abertas para a Série A de 2024. Em dois meses, a competição organizada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e teve mudança na fórmula de disputa. A grande novidade é o retorno do Corumbaense, que cumpriu a suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva por escalação de um jogador de forma irregular. 

A competição terá formato diferente da edição de 2022. Desta vez, serão sete clubes em turno único, em que cada um joga seis vezes, e fase de mata-mata. Os quatro melhores da tabela vão à semifinal e jogam no cruzamento olímpico de 1ºx4º e 2ºx3º. 

A vantagem de decidir em casa será para o time de melhor campanha. Se houver empate no agregado, disputa de pênaltis. As duas equipes finalistas conquistam diretamente o acesso para o Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de 2024. A outra vaga a ser aberta surge em virtude de uma possível parada no profissionalismo do time da SERC Chapadão. Com a morte do presidente João Félix, ainda existe a incerteza do time disputar já no próximo ano. 

Os times participantes deste ano são Corumbaense, Águia Negra (Rio Brilhante), Misto (Três Lagoas), São Gabriel (São Gabriel do Oeste) União ABC, Náutico, Portuguesa. Esses três últimos de Campo Grande.

A PUNIÇÃO DO VOLTA DO CAMPEÃO CORUMBAENSE

O Corumbaense foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD-MS), no dia 11 de março de 2020, com a perda de 16 pontos e mais a multa de R$ 500. A condenação se deu pela escalação irregular do lateral-esquerdo Vandinho, em três partidas da competição. Com isso, o time foi rebaixado .

A RODADA DE ABERTURA 

Estádio Jacques da Luz – Náutico x Corumbaense
Estádio Gramadão – São Gabriel x Portuguesa
Estádio Ninho da Águia – Águia Negra x Misto EC