O Campeonato Estadual do Mato Grosso do Sul será disputado em novo formato nesta temporada, que começa neste domingo, e ainda não contará com a presença dos torcedores. Os 10 times foram separados em dois grupos iguais. Na primeira fase, classificatória, as agremiações vão se enfrentar em turno e returno. As três melhores equipes de cada grupo garantem vaga ao hexagonal final. Já os últimos colocados das chaves A e B serão rebaixados. Dois novos clubes estarão estreando na “elite” e tem expectativa nas duas cidades mais populosas do Estado depois da Capital.
Com isso, a competição promete ser mais disputada e com possibilidade de dar mais qualidade, visto que as vagas para próxima fase deverá ser bem equilibrado. Em Dourados, a expectativa é de que time faça a mesma campanha realizada na Série B. Depois do título, o time terá uma cobrança maior ainda para os comandados de Robson Mattos.
Por outro lado, em Três Lagoas, o clube nascido para representar a cidade depois do rebaixamento e punição do Misto, a principal dúvida é se os torcedores vão “assimilar” o novo clube. Os dois novos estreantes estarão em campo hoje.
Confira abaixo a composição dos grupos da fase inicial:
Grupo A: Águia Negra, Aquidauanense, Dourados, Novo e Operário.
Grupo B: Comercial, Costa Rica, Serc, Três Lagoas e União/ABC.
Na segunda e última fase, não haverá o sistema “mata-mata”, isto é, sem quartas de final, semifinal e final. Os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase. O campeonato começa neste domingo e tem data prevista para encerramento no dia 23 de maio.