O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio anunciou a atualização de seu calendário de eventos-teste após o adiamento do evento de 2020 para 2021. A programação engloba 15 competições olímpicas, incluindo a maratona, que teve seu local de competição alterado para a cidade de Sapporo. Segundo o Comitê, os eventos-teste vão ajudar na avaliação de três aspectos essenciais: as áreas de competição, o uso de tecnologia e a força de trabalho, com atenção especial em aspectos técnicos, incluindo as medidas de prevenção à Covid-19.
Além disso, o Comitê Organizador dos Jogos promete reexaminar e revisar o conteúdo dos eventos-teste que já foram realizados, em colaboração com as Federações Internacionais, e cumprindo as medidas previstas na Agenda Olímpica 2020. Ainda em relação à Covid-19, a organização pretende implementar medidas preventivas contra infecções e planejar a realização de testes abrangentes com aspectos de gerenciamento de local, incluindo o manejo dos espectadores em eventos-teste selecionados.
Os organizadores dos Jogos anunciaram ainda que estão revisando certos pontos dos eventos e que vão anunciar eventuais mudanças assim que houver uma definição por parte das autoridades responsáveis.
O primeiro evento-teste confirmado para 2021 é o Pré-Olímpico Mundial de nado artístico, de 4 a 7 de março, no Centro Aquático de Tóquio. As brasileiras Laura Miccuci e Luisa Borges precisam terminar entre os sete melhores duetos para garantir uma vaga nos Jogos.
Fonte: Tokyo 2020