Um dos pontos de emoção na abertura dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul no desfile das delegações no ginásio Poliesportivo foi a homenagem feita ao ex-diretor de Fundesporte, Marcelo Miranda. O ato de entrega de placa foi muito aplaudido por conta das devidas explicações feitas no trabalho de toda a equipe montada desde 2015.

A diretora geral dos Jogos, Karina Luiz Pereira Quaini, e Gerente Geral de Desenvolvimento de Esporte e Lazer/ Fundesporte, fez questão de lembrar de como eram as estruturas dos jogos com hospedagens e alimentações em locais bem aquém do acontece hoje. Para se ter uma ideia, a principal mudança foi a de dar dignidade com os atletas não ficando mais em escolas e sim em hoteis da cidade sede. O professor sansei e vereador de Campo Grande, João Rocha, também relatou aos presentes sobre essa mudança que radicalmente mudou a “cara” dos jogos e que vem sendo uma referência para outros estados.

Nas rápidas palavras dirigidas aos presentes, Marcelo Miranda, não deixou de agradecer a toda a equipe de servidores da Fundesporte e também a confiança dos técnicos e secretários de esportes dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Com cerca de 1,5 mil envolvidos, de 58 municípios, a etapa bate recorde de participação, conforme a Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer (Gedel), que coordena os Jogos. Destes, são 1.068 estudantes-atletas.

A participação dos municípios nesta edição será por seleções, e não mais em representação por escolas. Isto é, as equipes são formada por estudantes-atletas de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas de uma mesma cidade. Assim, o formato alinha-se à etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em 2022, o evento terá Aracaju (SE) como cidade-sede, entre 1º e 18 de setembro.