Home VAGA COPA SP Federação Paulista já tem sete cidades sede para Copa São Paulo

Federação Paulista já tem sete cidades sede para Copa São Paulo

Time São Paulo atual campeão da competição (foto-divulgação)
Marília é mais uma cidade confirmada como sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Primeiro time do interior a conquistar a competição, em 1979, o Marília Atlético Clube é a principal expressão futebolística na história do município fundado em 1923 e que fica a 443 quilômetros da Capital. A confirmação pega a torcida empolgada com as chances de acesso à Série A3 de 2020. Hoje, são sete cidades confirmadas. 
>>Araraquara 
>>Barueri
>>Bauru
>>Franca
>>Itu
>>Taubaté

Fundado em 1942, durante anos o Marília dividiu as atenções na cidade com a Associação Atlética São Bento, que é de 1935 e encerrou suas atividades em 1988. O time que leva o nome do santo padroeiro da cidade, porém, nunca conseguiu os resultados do clube homônimo à cidade. O MAC, como é carinhosamente conhecido, chegou à elite estadual em 1972 e teve bons momentos até meados da década de 1980. Um pouco antes, em 1967, o estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal era inaugurado.

Nessa época conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1979 após superar Cruzeiro e Juventus nas quartas e semifinais, respectivamente, e bater o Fluminense na decisão. Deste time foi revelado o meia Jorginho Putinatti que fez história no Palmeiras e chegou a defender a Seleção Brasileira na Copa América de 1983.

Mais tarde, após oscilar entre a primeira e terceira divisões estaduais, teve grande ascensão no cenário nacional disputando a Série B do Campeonato Brasileiro em 2003, ficando na quarta posição, quando subiriam apenas dois times. Entrou para a história os confrontos de grande rivalidade com o Palmeiras, campeão do torneio naquela temporada.

Sede da Copinha ininterruptamente desde 2016, a cidade recebeu times importantes como o Cruzeiro (2016 e 2019); Ponte Preta e América Mineiro (2017); e Fluminense (2018). O time da cidade avançou até a terceira fase nos dois anos que recebeu o time celeste, sendo eliminado em ambos pelos mineiros.

Nesta temporada, o Marília está na semifinal do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, onde venceu o Fernandópolis no primeiro jogo, por 2 a 0, em casa, obtendo a vantagem de perder por até um gol de diferença para confirmar o acesso e o retorno à Série A3 de 2020. O jogo da volta é neste domingo, às 10h, em Fernandópolis.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.

Sair da versão mobile