O site da Federação de Futebol do MS amanheceu hoje sem o edital de convocação da Categoria Sub-17, que estava chamando os clubes para reunião do arbitral no próximo dia 19 de julho. Neste domingo, antes da bola rolar no estádio Jacques da Luz, na partida final entre União e Dourados AC, a reportagem do site esportems questinou o diretor de competições da entidade, Marcos Tavares, sobre algumas exigências feitas no citado edital.
A principal, entre elas uma, que em nenhuma das federações do mesmo nível da do MS, faz a exigência de que para se participar de uma arbitral exija que já estejam inscritos pelo menos 18 jogadores no BID (Boletim Informativo Diário), da CBF.
O argumento do diretor da FFMS era de que buscava um mínimo de “profissionalização” dos clubes, para que não se ocorra fato do passado, onde clube saiu da competição por não ter jogadores inscritos no BID dois dias antes da bola rolar. Desde sexta-feira, quando a equipe de esportes do site viu o edital no site da FFMS, houve uma busca em outras federações para encontrar “algo semelhante” ou igual à exigência publicada pela Federação do MS. Nada foi encontrado.
Ouça a entrevista na integra concedida neste domingo pelo diretor de futebol sobre o assunto.
Depois da entrevista, ainda na neste domingo, a equipe questionou o presidente da Federação, Francisco Cezário sobre o edital a exigência, que parece ser esdrúxula e única no futebol brasileiro. O presidente nem estava sabendo do edital e hoje o edital foi retirado do ar.
Ontem mesmo, no estádio das Moreninhas, pelo menos dois dirigentes conversaram sobre o assunto e apontaram que “estranharam” também o edital e que haviam alertado o presidente da Federação sobre a exigência. Um deles também demonstrou preocupação com das outras exigências, visto que tudo que estavam no edital era para profissional o que poderá desestimular a participação das equipes numa competição amadora e que serve para fomentar as categorias de base.