Home VOLEIBOL FIVB confirma realização dos jogos da Liga das Nações na Capital em...

FIVB confirma realização dos jogos da Liga das Nações na Capital em junho 2021

Ginásio poderá receber grandes eventos (foto-prefeitura)

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês) divulgou,  a tabela da Liga das Nações de Vôlei 2021. Na etapa de Campo Grande-MS, marcada para os dias 11, 12 e 13 de junho, a seleção brasileira masculina enfrentará Itália, Alemanha e Rússia. Os jogos acontecerão no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, totalmente reformado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impossibilitou a realização do torneio internacional em 2020 na Capital, cancelado em maio pela FIVB. O megaevento estava agendado para ocorrer entre os dias 19 e 21 de junho e marcaria a reabertura do principal ginásio coberto sul-mato-grossense.

No entanto, a Federação Internacional, por intermédio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), já havia priorizado Campo Grande para receber uma das etapas da competição. Além disso, o governador Reinaldo Azambuja reiterou o compromisso do convênio firmado junto à CBV, via Federação Estadual de Voleibol (FVMS), com repasse de R$ 1,3 milhão de recursos próprios para custear a Liga.

Diretor-presidente em entrevista falando sobre a LIga (foto-EMS)

“Sem dúvida alguma, será um dos maiores eventos esportivos da história do nosso Estado, com as quatro principais seleções masculinas jogando em Campo Grande. Com a Liga das Nações, o Guanandizão, amplamente reestruturado pelo Governo do Estado, vai poder voltar a receber eventos de ponta em grande estilo já no ano que vem”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda.

Além da Capital de Mato Grosso do Sul, a competição internacional terá fases brasileiras em Brasília-DF e Cuiabá-MT. Na Liga das Nações, as seleções se enfrentarão nos seus respectivos grupos e as cinco mais bem classificadas passarão à fase final junto aos países-sede. A fase final do masculino será na Itália, de 23 a 27 de junho.

Guanandizão de volta

Inativo por sete anos, o Guanandizão está de volta, após passar por reforma geral e adequação. O projeto de execução e requalificação de espaços internos e externos do complexo foi licitado pelo Governo do Estado em R$ 1,881 milhão.

Na parte interna, onde ocorrem as principais atrações do complexo e é capaz de comportar 8.240 pessoas, a quadra foi preparada com materiais de alta tecnologia, que acompanham palcos esportivos de ponta pelo mundo: revestimento com piso emborrachado de poliuretano em elastômeros duráveis e adesivos de alto desempenho, além de pisos de taco ao redor.

O espaço também teve banheiros, lanchonetes, salas administrativas e vestiários revitalizados, instalações de lâmpadas de LED, reforma completa do teto, troca e nova pintura em amarelo, azul, verde e vermelho dos assentos e arquibancadas, além da instalação de novo sistema elétrico e hidráulico.

Sair da versão mobile