Home PODER PÚBLICO Fundesporte avalia construção de pista de mountain bike em escola estadual de...

Fundesporte avalia construção de pista de mountain bike em escola estadual de Campo Grande

Técnicos estiveram conhecendo local para avaliação (foto-acs)

O Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), avalia a construção de pista de mountain bike (MTB) na Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, no Parque do Lageado, bairro localizado no extremo Sul de Campo Grande.

A primeira vistoria técnica no local foi realizada nesta quarta-feira (2), com levantamento topográfico e análise Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), procedimentos feitos pelo engenheiro Gustavo Henrique dos Santos. A instituição de ensino foi indicada pela Secretaria de Estado de Educação (SED) por possuir espaço adequado para a construção da pista, pelo número expressivo de alunos (aproximadamente mil) e pela necessidade de projetos esportivos de inclusão na região, com indicativo de vulnerabilidade social.

O objetivo é atender crianças e jovens estudantes de sete a 17 anos, incentivando a prática do ciclismo com aulas especializadas e fomentando as categorias de base da modalidade na capital com treinos que vão da aprendizagem inicial ao aperfeiçoamento técnico.

A pista de iniciação e treinamento de ciclismo será construída com recurso proveniente de emenda parlamentar empenhada pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando e com contrapartida do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O investimento será de aproximadamente R$ 97,14 mil. A instalação esportiva, que deverá ser entregue em 2022, será constituída por obstáculos para o desenvolvimento de técnicas do MTB, como subidas e descidas, curvas, bancos de areia e cascalhos.

De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a pista vai atuar diretamente na oportunização e descoberta de talentos. “É uma forma de ocupar o tempo de diversos alunos no contraturno das aulas com a prática de um esporte tão divertido que é o ciclismo. No local também poderemos descobrir e lapidar novos talentos”.

Prova vai agitar no município do interior do MS (foto-assessoria)

Para o assessor especial da presidência da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, que acompanhou a vistoria técnica nesta quarta-feira (2), afirma que a escolinha de ciclismo também atenderá a comunidade. “Além de treinamento esportivo de MTB, as crianças terão aula de educação no trânsito e no local também serão realizadas competições”. Para isso, profissionais de Educação Física, por meio do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo, serão alocados na instituição.

O programa, desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esporte (Nesp) da SED, atende neste ano cerca de 20 mil alunos-atletas de mais de 300 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), de 68 municípios, oferecendo treinos no contraturno das aulas. O ciclismo está presente em instituições de Cassilândia, Chapadão do Sul, Deodápolis, Ivinhema e Naviraí.

A vistoria também contou com a participação do presidente e vice-presidente da Associação Esportiva FireBikers Team, Joilson de Paula e Hilton Guenka (“Tunay”), que contribuíram com sugestões no projeto da pista, e do diretor da EE Profª Thereza Noronha de Carvalho, Victor Guilherme.

Com assessoria

Sair da versão mobile