Após três dias de jogos e mais de 300 gols, chegou ao fim a fase classificatória do futsal dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jems). Quarenta equipes masculinas entraram em quadra e balançaram a rede 237 vezes. Dezenove femininas fizeram 100 gols.
No masculino, 26 times continuam na disputa. Seis esperam os adversários para as oitavas de final. Os demais se enfrentam em mata-mata, na manhã desta terça-feira. A forma de disputa foi estabelecida em congresso técnico, com as equipes divididas em 13 grupos para a fase classificatória. Os dois melhores seguiram para as eliminatórias.
No grupo A, Corumbá, principal artilheiro da competição, com 16 gols, terminou em primeiro. O time da fronteira com a Bolívia garantiu vaga direito para as oitavas de final, assim como Ivinhema (primeiro do grupo B), Itaporã (primeiro do grupo C), Rio Verde de Mato Grosso (primeiro do grupo D), Costa Rica (primeiro do grupo E) e Sonora (primeiro do grupo F), atual campeão dos jogos.
Costa Rica foi a primeira na chave mais equilibrada das classificatórias. Houve empate em número de pontos entre os três times: Costa Rica, Batayporã e Jardim. As duas primeiras equipes tiveram maior coeficiente no critério de desempate e seguem na disputa.
No grupo J, a ordem dos classificados também foi decidida de forma acirrada. Dourados e Rio Brilhante jogaram pelo primeiro lugar e o vencedor acabou conhecido nos pênaltis. Melhor para Rio Brilhante que fez 3×1 nas cobranças, após um 2×2 no tempo normal.
Outro destaque é o time da Escola Arthur de Vasconcelos, de Campo Grande. Os garotos estão invictos e terminaram a primeira fase em primeiro no grupo M. Eles têm o segundo melhor ataque da competição, com 15 gols.
Na parte defensiva, Chapadão do Sul (primeiro do grupo I) e Bataguassu (primeiro do grupo H) mostraram mais eficiência. Não sofreram gols na fase classificatória.
Continuam na disputa: Corumbá e Porto Murtinho (grupo A); Ivinhema e Paraíso das Águas (grupo B); Itaporã e Amambai (grupo C); Rio Verde de Mato Grosso e Maracaju (grupo D); Costa Rica e Batayporã (grupo E); Sonora e Juti (grupo F); Pedro Gomes e Três Lagoas (grupo G); Bataguassu e Alcinópolis (grupo H); Chapadão do Sul e Nova Andradina (grupo I); Rio Brilhante e Dourados (grupo J); Campo Grande (Funlec) e Naviraí (grupo K); Paranhos e Caarapó (grupo L); Campo Grande (Arthur) e Vicentina (grupo M).