Na contra mão dos chamados clubes grandes, ou que se acham grandes, do futebol de Mato Grosso do Sul, a equipe do ABC, que tem também no nome União, de Campo Grande, começa a ter retorno com o trabalho feito nas categorias de base. Nesta semana, o meia Igor Nery é o mais novo contratado da Ferroviária de Araraquara, clube da Série A do Campeonato Paulista, que hoje é um clube empresa do futebol brasileiro. O jogador assinou contrato por empréstimo pelo primeiro período de um ano, mas que poderá ser comprado, com passe de valor não divulgado.
Com a ida de Igor Nery, este é o segundo jogador no ano que o ABC coloca no mercado de nível mais elevado do que o futebol sul-mato-grossense. O meia teve começo no Novoperário, mas há três anos já estava no time ABC. Há duas semanas, o polivalente Raylan acertou a transferência para o futebol goiano, no Grêmio Anápolis, e era até então titular. O jogador havia praticamente abandonado o futebol, quando foi incentivado pelo fotógrafo Nelson Coralles a dar uma chance ao seu potencial. Acertou com o ABC, atuou tão bem que foi contratado por empréstimo ao Luverdense (MT), onde se tornou campeão da Copa MT. Depois, retornou estava no Comercial, mas a proposta do time de Goiás não teve como segurá-lo.
Com esses atletas, as portas do time sul-mato-grossense vão aos poucos se abrindo. Lembrando que outros atletas também estão com voos mais altos. Como Gabriel, que tem passe com o Fluminense e também com passagem na seleção brasileira sub-15. O meia atacante Luan, revelado pelo Comercial, mas teve mesmo um grande destaque no ABC e hoje mantém contrato com o Luverdense. O presidente Fábio Manso acredita que este é o caminho certo que o clube vem mantendo.
No profissional, o ABC está na Série B, em virtude do rebaixamento do ano passado. Com a possibilidade de também disputar com os chamados “garotos” a partir da passagem da pandemia do Coronavírus.