Vão participar da etapa 668 estudantes-atletas (311 meninas e 357 meninos) de 41 municípios: Água Clara, Amambai, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.
Ao todo, 838 pessoas estão envolvidas no evento, somando-se atletas, técnicos, dirigentes, membros da organização, equipe médica, entre outros. Oito locais vão receber as partidas: Centro Municipal de Treinamento Esportivo (Cemte), Poliesportivo Dom Bosco, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Instituto Mirim de Campo Grande, Colégio Oswaldo Tognini/Funlec, Parque Olímpico Ayrton Senna, Colégio Nova Geração e Escola Estadual Lúcia Martins Coelho.
As delegações chegam à capital na segunda-feira (24) e vão ser recepcionadas a partir das 8 horas no Centro de Desenvolvimento Social e Cultural (Cedesc) da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec). No local será o realizado credenciamento, a regularização de pendências junto à Secretaria Geral dos Jogos, funcionará o refeitório e o Centro de Convivência.
Neste ano, as equipes de voleibol estão divididas em três divisões, tanto no masculino quanto no feminino, e buscam classificação à Copa dos Campeões. O torneio à final reunirá, de 16 a 20 de maio, em Corumbá, as melhores equipes desta primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul.
Assim como foi no ano passado, a participação dos municípios nesta edição será por seleções, isto é, equipe formada por estudantes-atletas representantes de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas. Desta forma, o formato alinha-se à etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e que neste ano serão realizados em Ribeirão Preto (SP), de 1º a 16 de setembro. Apenas o campeão da Copa dos Campeões, em cada gênero, representará Mato Grosso do Sul na fase nacional.
Além das competições, os estudantes-atletas inscritos nos Jogos Escolares terão oportunidade de participar de atividades culturais e sociais, palestras e ações de conscientização no Centro de Convivência. Uma das ações é a campanha do agasalho, que visa arrecadar roupas que serão doadas para instituições filantrópicas.
Cerimônia de abertura
O início da competição será marcado pela cerimônia de abertura, que ocorrerá na segunda-feira (24), às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão. Já as disputas em quadra começam na terça-feira (25), a partir das 8 horas.