A edição de número quinze dos JOIND (Jogos da Integração Indígena) idealizada e promovida pelo professor de educação física e hoje vereador em Amambai, Ismael Morel, o “Ismael Guarani Kaiowá”, reuniu cerca de 1.000 jovens de ambos dos sexos, 600 moradores em aldeias de Amambai e 400 vindos de comunidades indígenas de outros municípios do Estado como Dourados, Douradina, Laguna Carapã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Japorã, Tacuru, Antônio João e inclusive do país vizinho, Paraguai.
As competições, que aconteceram na aldeia Amambai, a maior comunidade indígena do município, com cerca de 9 mil habitantes, foram disputadas nas modalidades de futsal, basquete, voleibol misto, queimada mista, tiro com estilingue, cabo de força, arco e flecha, arremesso de peso, lançamento do dardo, salto em distância e corridas de 100, 200, 400 metros e 10 quilômetros, além de revezamento 4×400 metros.
De acordo com a organização a aldeia Avatee, de Douradina se sagrou campeã geral dos JOIND 2018 com 450 pontos conquistados.
Apesar de não conquistarem a primeira colocação geral dos jogos, as equipes e atletas de Amambai fizeram bonito na competição e levaram o nome do município e de suas aldeias ao pódio.
Um dos destaques foi a equipe Ava Mainomby, da Aldeia Limão Verde, que foi a campeã dos JOIND 2018 na modalidade de futsal masculino.
Segundo Ismael Morel a edição 2018 dos JOIND repetiu o sucesso dos anos anteriores, ajudando a divulgar positivamente o nome de Amambai no cenário estadual por meio do esporte e da cultura, já que a abertura dos jogos foi marcada por apresentações culturais desenvolvidas pela juventude indígena do município.
Ismael agradeceu aos municípios e atletas participantes do 15º JOIND e a todas as pessoas e instituições que apoiaram direta ou indiretamente para garantir o sucesso do evento esportivo, entre eles a Prefeitura de Amambai por meio da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura).