A rodada de abertura do basquete dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums) teve média superior a 115 pontos por jogo. Em nove partidas, os atletas somaram 1036 pontos. Somente no masculino, em seis jogos, a pontuação chegou a 753. A equipe da Funlec, de Campo Grande, atual campeã dos jogos, foi uma das duas a ultrapassar o placar centenário. Os garotos enfrentaram Nova Andradina e venceram por 103 x 44.
Quem também superou a barreira dos 100 pontos foi Maracaju. O time jogou contra Amambai e ganhou por 44 pontos de diferença. Placar final: 105 x 61. A maior diferença no marcador foi de 84 pontos, convertidos por Água Clara na vitória por 99×15 sobre Anastácio.
O torneio masculino também teve partida emocionante, decidida nos segundos finais. Dourados e Deodápolis fizeram o jogo mais disputado da rodada. A menos de um minuto do fim, Dourados estava quatro pontos na frente. A equipe perdeu um ataque e para conter a rápida resposta do adversário cometeu falta antidesportiva. A infração deu a Deodápolis dois lances livres e a posse de bola com o cronômetro marcando nove segundos para o término. O time não conseguiu converter os lances, mas marcou uma cesta de três, diminuindo a diferença para um ponto. Apesar do esforço, não havia tempo para mais nada. Fim de jogo: Dourados 57 x 56 Deodápolis.
Completaram a rodada: Três Lagoas 85 x 25 Rio Brilhante e Paranaíba 83 x 20 Aquidauana.