Home JOSÉ MAGNO Liberdade, Liberdade abre as asas sobre nós, por Magno Brasil

Liberdade, Liberdade abre as asas sobre nós, por Magno Brasil

Começo o texto dizendo do privilégio de ter esse espaço para apresentar meu trabalho, gratificante a missão que nos dada quando assumimos o compromisso de abraçar e ser psicólogo uma profissão linda no cuidar, no amor, que é a essência da psicologia. Gratidão vida pelas oportunidades e ter a oportunidade de ajudar e cuidar de quem precisa e nos procura, isso é missão.

Quero prestar minhas condolências para as famílias de mais 128.539, que perderam seus entes amados para o CORONAVIRUS, lamentável a incompetência e irresponsabilidade dos gestores públicos é muita irresponsabilidade. Mas o tema do texto foi uma sugestão de uma amiga, vamos falar da independência individual e social. Primeiro na independência é relativo, uns acham que ser independente é ter bens materiais como poder, dinheiro, sucesso e por ai vai. Outros vão para as questões mais subjetivas, que são convivência saudável e ter a espiritualidade como referência.

Dr. Magno Brasil escreve as terças e sextas-feiras neste espaço para expressar seus pensamentos e ajudar a socidade


Temos formas de independência, podemos ter tudo isso que falei acima e não ser independentes. Isso fica claro no sistema social,a população brasileira é extremamente dependente, não acordamos para os nossos direitos. Somos de um sistema político-social que nos massacra e cada vez mais vamos ficando submissos a todos níveis, seja na nossa vontade de mudar,e quais seriam essas mudanças? Uma sociedade mais livre, sem radicalismo, opressão,ignorância, intolerância, racismo e principalmente uma classe política e poderes constituídos com compromissos.

Nos temos o inverso disso, podemos perceber que esse sistema produz infelizmente as cracolândias, as comunidades, prostituição infanto-juvenil, feminicídio, preconceito, racismo, intolerância religiosa, sem falar das populações vulneráveis, índios, LGBT, afrodescendentes, encarcerados, ciganos, idosos e muito mais. Temos independência individual? Gonzaguinha diria,(e a vida o que é diga la meu irmão?) ser independente não seu nível de classe social, é entender que você faz parte de um sistema político-social, que tem no poder canalhas projetando no individual a intolerância, radicalismo, ignorância, fanatismo. E isso vem da onde de uma independência falaciosa, pois ela reprime, oprime e descarta o que não interessa.

Por isso escolhi esse título, liberdade, liberdade abre as asas sobre nós. Seremos independentes quando as correntes imaginárias forem tiradas e socialmente também abra as celas que nos separam, os muros que nos dividem,. Talvez a vida seja o sopro do criador em uma atitude de amor,ta ai amiga o texto,independência individual? independência social? até agora nenhuma das duas.

Encerrando o texto com a música que me inspirou o texto, samba enredo da Imperatriz Leopoldinense no desfile mágico comemorando a abolição da escravatura, sou Estação Primeira de MANGUEIRA, sem intolerância vou de Imperatriz Leopoldinense de 1989, samba antológico,um pequeno trecho é assim: LIBERDADE! LIBERDADE!ABRE AS ASAS SOBRE NÓS, E QUE A VOZ DA IGUALDADE, SEJA SEMPRE A NOSSA VOZ.

Esse é o nosso texto que possamos refletir sobre o contexto,é na luta que a gente se encontra,fiquemos em casa e quem precisar sair faça procedimento de higiene,

Grande abraços.

Sair da versão mobile