A Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul, FEDAMS, confirma a presença do medalhista olímpico de Natação, Ricardo Prado. Ele estará presente para realização de uma clinica e também acompanhará a realização da etapa do Estadual de inverno. Prado é o maior nadador do Brasil na década de 1980, e coordenador geral de Esportes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. A clinica será realizada no inicio da competição estadual de inverno em Campo Grande.
A clínica terá 20 horas de duração e será realizada nas dependências do Radio Clube, os valores são deR$ 70,00 reais para cada participante e R$ 40,00 reais para acadêmicos e árbitros de natação. Haverá ainda a entrega de certificado aos participantes. A clinica será entre os dias 13 a 16 de junho.
TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO
Começou a nadar aos cinco anos de idade, por influência dos irmãos mais velhos. Aos 6 anos disputou o primeiro campeonato brasileiro infantil. Foi campeão brasileiro pela primeira vez aos sete anos de idade, nos 50 metros nado borboleta.
Considerado precoce para a sua época, em 1977, com apenas 12 anos de idade, fez parte da seleção brasileira que foi ao Perudisputar o campeonato sul-americano de natação. Nesse evento, ganhou oito medalhas (quatro de ouro e quatro de prata) e ainda quebrou o recorde infantil sul-americano nos 200 metros medley.[2]
Estudava e treinava nos Estados Unidos, na Mission Viejo Nadadores, com o técnico Mark Schuber. Participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou, quando tinha 15 anos. Em 1982, aos 17 anos, sagrou-se campeão e recordista mundial na prova dos 400 metros nado medley, em Guaiaquil, no Equador com o tempo de 4m19s78.
Ricardo Prado conquistou duas duas medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Pan-americanos de 1983 em Caracas. Em 1984, seu recorde foi batido meses antes das Olimpíadas de Los Angeles pelo alemão-oriental Jens-Peter Berndt, com 4m19s61. Porém, a Alemanha Oriental, juntamente com o bloco comunista, boicotaria esta Olimpíada. Ricardo era um dos favoritos à medalha de ouro. Entretanto nos Jogos Olímpicos de Los Angeles obteve a medalha de prata, vencido pelo canadense Alex Baumann, com recorde mundial de 4m17s41. No Campeonato Mundial de Madrid em 1986, terminou em sétimo lugar nos 400 metros medley. Obteria ainda, nos Jogos Pan-americanos de 1987 em Indianápolis, uma medalha de prata e duas de bronze mas não nadou em sua especialidade, os 400 metros medley. Não participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988em Seul.[2]
Na Universíada de 1983, ele foi medalha de bronze nos 200 e 400 metros medley. E na Universíada de 1985, obteve a medalha de ouro nos 400 metros medley, e o bronze nos 200 metros medley.
Com Radio WEB MS