Em busca do hexa, a Seleção Brasileira de Futsal foi convocada para a Copa do Mundo Masculina no Uzbequistão. Com a presença do presidente da CBFS, Marcos Madeira, o treinador, Marquinhos Xavier anunciou no auditório da CBF, no Rio de Janeiro, os 15 atletas que irão iniciar os treinamentos de olho no Mundial. O sul-mato-grossense Marcênio está entre os convocados para a competição.
Os treinamentos da Seleção estão marcados para iniciar 10 de agosto e a viagem para o dia 02 de setembro, onde o Brasil fará dois amistosos contra a Seleção local. Dos 15 jogadores, somente 14 seguirão viagem para defender as cores do Brasil no Uzbequistão. A competição será disputada entre os dias 14 de setembro a 06 de outubro.
Confira os convocados:
Guitta (Ukhta – RUS)
Roncáglio (Anderlecht – BEL)
Willian (Norilsk Nickel – RUS)
Marlon (ElPozo – ESP)
Neguinho (Palma – ESP)
Lucas Gomes (Magnus – BRA)
Leandro Lino (Magnus – BRA)
Marcel (ElPozo – ESP)
Marcênio (Jaraguá – BRA)
Arthur (Benfica – POR)
Valério (Elpozo – ESP)
Pito (Barcelona – ESP)
Rafa Santos (ElPozo – ESP)
Ferrão (FC Semey – CAZ)
Dyego (Barcelona – ESP)
Líder do ranking mundial, a estreia do Brasil no mundial será num sábado, contra Cuba, dia 14 de setembro, às 17h30. Três dias depois, o adversário será a Croácia, às 20h. O Brasil encerra a fase de grupos diante da Tailândia, dia 20, às 17h30. O Uzbequistão tem um fuso horário de 8h à frente do horário de Brasília.
O Brasil é o maior campeão mundial com cinco Copas (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012) e vai em busca do hexa. A Amarelinha também possui os dois maiores artilheiros da história das Copas, o Rei Falcão com 48 gols e Manoel Tobias com 43. Apesar das conquistas, a Seleção não levanta o troféu há duas edições, em 2016 o campeão foi a Argentina e mais recente, 2020, Portugal.