A diretoria do Ceará confirmou na tarde desta quinta-feira, 4, que pelo menos 12 jogadores testaram positivo para o Coronavírus. Além destes, quatro tiveram possível contato com casos suspeitos.
Com isso, 23 atletas foram liberados e já podem iniciar os treinamentos em porangabuçu. Aqueles que tiveram caso detectado, cumprem isolamento domiciliar de 14 dias desde a data do diagnóstico.
O Ceará ressaltou que, por ética médica e direito a confidencialidade, os nomes dos jogadores não serão divulgados. Dos integrantes da comissão técnica, apenas um teve o PCR positivo e também cumpre período de reclusão.
Dos 23 atletas liberados, dois tiveram a doença, mas já estão totalmente recuperados e treinam normalmente. Outros cinco profissionais se encaixam na mesma situação e já retornaram às atividades.
Do total de funcionários que testaram positivo, sete já estão recuperados e três ainda estão isolados. Eles farão retestes durante o período de reclusão.
Conforme legislação, todos os casos positivos foram notificados às autoridades.Foram realizados ao todo 148 testes rápidos para detecção da Covid-19, oitros 69 exames do tipo RT-PCR, além de 24 testes sorológicos. Foram aplicadas ainda 140 vacinas de H1N1 nos atletas, comissão e colaboradores.