O presidente do Maracaju, Aparecido Lotti, confirmou a reportagem do EsporteMS, que a equipe não vai disputar o Campeonato Estadual do MS da Série A, mesmo que tenha “vaga sobrando”. A decisão dele já foi tomada com a diretoria por conta da falta de recursos financeiros que o clube não tem e também por ainda existir pendências trabalhistas de anos anteriores. O time está na disputa da Série B, praticamente com os jogadores chamados “prata-da-casa”, mas não tem obsessão de disputar a elite do futebol do MS. Dos atuais jogadores no elenco, que ainda nem fizeram estreia na Série B, os conhecidos são o goleiro Cícero (campeão pelo Águia Negra) e o lateral Gugu, que foi revelado no Ivinhema passou por diversos clubes e reforça o Maracaju.
No próximo dia 18 acontece o Arbitral da Série 2020 que por enquanto tem oito equipes, mas que poderá cair para sete times caso se confirme o afastamento do Sete de Setembro, de Dourados. Mesmo tendo sinalizado que não irá disputar, o prazo fatal mesmo é no dia 18, quando os clubes se reúnem para as definições. O Estadual da Série A vai começar no dia 22 de janeiro, conforme prevê o calendário oficial da CBF, que a FFMS acompanha mesmo não tendo nenhum clube nas três principais categorias do futebol brasileiro.
O Estadual da Série B tem apenas três equipes disputando, uma rodada apenas foi realizada, mas apenas o Pontaporanense parece disposto a estar na Série A. O outro participante, o Cena, de Nova Andradina, está na competição apenas para reforçar o entrosamento da equipe, formada pelo Sub-19, que vai disputar a Copa São Paulo no próximo ano.
Ouça a entrevista onde Aparecido Lotti explicou sobre a não participação na Série A 2020