O Estado de Minas Gerais foi o campeão da segunda etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2023, em Brasília. O anúncio foi realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na noite desta sexta-feira, 1º, no encerramento do evento, que começou na quarta-feira, 30 de agosto. A terceira e última regional será em São Paulo, entre 6 e 8 de setembro. Mato Grosso do Sul ficou com a segunda posição, com um total de 32 pontos no fechamento dos jogos. 

Com 37 pontos, os mineiros ficaram à frente do Mato Grosso do Sul, segundo colocado (32 pontos), e de Goiás (27 pontos). De acordo com o regulamento oficial do torneio, a classificação geral das etapas regionais é definida pela soma das colocações dos Estados obtidas nas três modalidades, que obedece a uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela.

Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, encerrou o evento e se orgulhou do desempenho dos 530 atletas presentes em Brasília. “O CPB vem inovando a cada ano e a nossa meta do desenvolvimento esportivo é exatamente aumentar o número de atletas. Neste ano, nós vamos ter cerca de 1.800 crianças participando. Isso mostra que o Comitê está no caminho certo, identificando e dando oportunidade para os jovens”, declarou.

Ao todo, o evento reuniu representantes de 11 estados (AC, AM, BA, GO, MG, MS, MT, PI, RO, RR e TO) e do Distrito Federal, que disputaram provas de atletismo, bocha e natação. 

 

Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006, com exceção de 2008 e 2020, as Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, a competição é composta por três fases regionais e uma nacional.

Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47), bicampeão paralímpico e tri mundial; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata nos Jogos de Londres 2012, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze nos Jogos do Rio 2016 e prata nos Jogos de Tóquio 2020, entre outros.

A primeira etapa regional de 2023 foi realizada em Belém, Pará, de 9 a 11 deste mês. O evento reuniu cerca de 500 participantes de 10 estados na capital paraense e terminou com o título dos anfitriões. A terceira e última fase regional das Paralimpíadas Escolares ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de setembro. O local também receberá a etapa nacional, de 28 de novembro a 1º de dezembro. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a nacional. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.

No ano passado, o Estado de São Paulo terminou como o campeão das Paralimpíadas Escolares. Foi o 10º título do estado desde 2006, ano em que o CPB organizou a primeira edição dos Paralímpicos do Futuro, evento que ocorreu até 2007 e antecedeu as Paralimpíadas Escolares, nome adotado a partir de 2009.

Confira a classificação final da regional Brasília das Paralimpíadas Escolares 2023:
1º Minas Gerais
2º Mato Grosso do Sul
3º Goiás
4º Distrito Federal
5º Rondônia
6º Mato Grosso
7º Amazonas
8º Tocantins
9º Roraima
10º Bahia
11º Acre
12º Piauí