Nove atletas e quatro técnicos/auxiliares participaram do Camping Escolar Paralímpico 2022, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), maior complexo paradesportivo da América Latina. A ação, encerrada no último fim de semana, proporciona anualmente a jovens atletas e seus respectivos treinadores o primeiro contato com a rotina de um trabalho esportivo de alto rendimento, vivenciado pelas seleções brasileiras paralímpica.
Os paratletas selecionados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foram destaques da última edição das Paralimpíadas Escolares, realizada em novembro de 2021. Para o evento esportivo-estudantil no ano passado, a delegação do Estado foi organizada e acompanhada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).
O técnico de bocha paralímpica Everson Gomes foi um dos participantes do Camping. O professor, que atua em Dourados (MS), destaca que o evento possibilitou a troca de experiência com outros profissionais. “Foi uma experiência muito além do esperado, em que podemos entender um pouco como funciona a preparação de uma seleção de alto rendimento. Foi uma semana de muito trabalho, sonhos e expectativas”.
“Tive a oportunidade de conhecer atletas maravilhosos. Não só atletas, mas pessoas e histórias incríveis de profissionais que contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal, e também tive a oportunidade de contribuir com minhas experiências. Os atletas também se dedicaram ao máximo, mostrando que possuem a capacidade e o talento para fazer parte de uma seleção”, finaliza Gomes.
No total, o CPB convocou 117 participantes. Confira todos os sul-mato-grossenses selecionados:
Atletas
Hávilla Vitória Soares Marinheiro – atletismo
Maisa Ferreira dos Santos – atletismo
Kawandry José Rodrigues dos Reis – bocha
Ana Vitoria Alvares Ribeiro – bocha
Matheus Anastácio Moreira – futebol de sete PC
Gustavo Henrique Marques Alvares – futebol de sete PC
Davi Gimenes Marques – futebol de sete PC
Gabriel Ferreira Rodrigues – judô
Kelly Kethyllin Barros Victorio – judô
Técnicos/auxiliares
Everson Pereira Gomes – bocha (calheiro)
Carlos Nogueira Igino – atletismo
Adriana Bringel Gomes Pereira – bocha
Dertagnan Guilherme da Silva – futebol de sete PC
Fonte – Lucas Castro/assessoria