No ar há 10 anos, Rádio EsporteMS busca fortalecer a informação

    Papo de esporte é uma das atrações da Rádio/Site

    No ar desde 2009,a Rádio EsporteMS surgiu em 2009 quando o comandante da equipe Cláudio Severo com uma visão além do seu tempo, teve ideia de fomentar o esporte na Web, pouco explorada a época.

    Oriunda do site Esporte MS, a emissora no início fazia algumas transmissões esporádicas ao longo do ano e fez sua primeira e mais duradoura parceria com a Rádio Costa Rica comandada por Sadib Oliveira.

    Além do futebol estadual, o voleibol, basquete e futsal eram transmitidos.
    Fernando Blank foi o primeiro membro da equipe que Severo levou e pouco depois Thiago Lopes de Faria. 

    Os primeiros passos no futebol Estadual foram nas coberturas das competições de 2010 à 2012 com parcerias, entre elas com a Rádio Cultura, hoje Rádio Hora.

    Em 2012 já na reta final do Estadual, a Rádio Esporte MS fez parceria com a Rádio Segredo FM e transmitiu além das finais entre Águia Negra x Naviraiense, o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores pela primeira vez.


    Mas a primeira cobertura completa surgiu em 2013 quando em parceria com o site MS Esporte Clube houve cobertura detalhada daquele campeonato que culminou com o Cene campeão

    No segundo semestre de 2013, veio a parceria com a Rádio Capittal AM, hoje Rádio Globo CG na cobertura da Copa das Confederações e com o Programa Estádio Capittal até dezembro de 2014.

    Em 2014 em parceria inédita no Mato Grosso do Sul, a emissora transmitiu a decisão da Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez com a então Rádio ESPN.

    A partir daí, todos os anos a Rádio Esporte MS transmite a grande final da Champions. Mas na virada para 2015, a vida pregou uma de suas peças e a equipe perdeu o Coordenador de Esportes e narrador Ramão Cabreira.

    Desde então, a Rádio Esporte MS caminhou com equipe própria e pelo segundo ano consecutivo, é a única emissora na capital na cobertura do futebol.

    O ano de 2019 foi de muitas novidades para o ouvinte. Após cobertura do Estadual Série A e das equipes do estado no Campeonato Brasileiro da Série D, a emissora colocou em sua programação jornada esportiva todos os dias.

    “Desde a parada para a Copa América, o Severo viajou e nos deu a missão de cobrirmos toda a competição. 

    Além das transmissões dos jogos do Brasil, firmamos parceria com várias rádios do país”, explicou Thiago Faria, coordenador da equipe

    Rádio/site estando em várias ocasiões nesta temporada (foto-EMS)

    Parcerias

    A rádio que outrora tocava música durante todo o dia e abria espaço apenas durante as jornadas do futebol local e alguns jogos nacionais, hoje tem transmissões todos os dias.

    Além da Rádio Costa Rica, Fronteira de Corumbá, Web Regional de Campo Grande e MS Web Rádio de Dourados, todas no Mato Grosso do Sul, a Rádio Esporte MS fechou parceria com emissoras dos quatro cantos do Brasil.

    Entre elas Paiquerê de Londrina, Band Goiânia, Transamérica de Jaú, Marajoara de Belém, Difusora de Criciúma, Difusora de Ponta Grossa, Mais Alegria em Florianópolis, Cidade de Brusque, Chapecó em Chapecó, Super de Sorocaba, Mega de Cuiabá, Maceió AM em Maceió, Voz do Repórter em Tianguá no Ceará, Difusora de Rio Branco no Acre e Capital de Porto Velho.

    Programação

    Desde o término da participação das equipes do estado em competições nacionais, a emissora com sua equipe tem transmitido Brasileirão, Copa Sul-Americana, Copa Libertadores e Copa do Brasil além do Sub-17 e Sub-19.

    Em setembro, a Rádio Esporte MS ajustou em sua grade programas esportivos. Em parceria com a Rádio Piratininga de Jaú, de segunda às sexta o Papo de Craque às 9h e 15h.

    Segundas, quartas e sextas tem Regional Esportes com a Rádio Web Regional às 17h e em novembro, a emissora estreou o Podcast Futebol é a Nossa Paixão às terças e quintas ainda em horários variados.

    A última e grande novidade foi o piloto Música, Futebol e Cerveja que foi ao ar no último sábado(23) com duração de 4 horas e 40 minutos com a cobertura da final da Libertadores, muita música, descontração, informação e participação do ouvinte.
    “O programa aos sábados foi uma ideia que Ramão Cabreira tinha e infelizmente não colocamos em prática. Odair Martimiano novamente pensou no programa com este formato e colocamos em prática visando 2020”, disse Thiago Faria.

    “Nossa proposta é aos sábados levar a rádio até outras pessoas em bares, restaurantes, lanchonetes para que a população que não conhece ainda nossa emissora, possa saber que existe sim uma rádio em Campo Grande que fala só de Esportes”, explicou Thiago.

    O programa previsto para entrar na grade a partir de 25 de janeiro aos sábados, deverá ser das 11h às 13h falando do futebol nacional e local, fazendo uma prévia da rodada com muita descontração, música e cerveja.

    Porém a segunda edição do programa será dia 21 de dezembro falando tudo da decisão do Mundial de Clubes.

    Papo de esporte atualiza os desportistas sobre os diversos assuntos

     

    Linha Editorial

    Com total liberdade de opinião mas priorizando sempre a informação, a emissora pontua os problemas do nosso futebol propondo sempre soluções. Segundo o comandante Cláudio Severo, 2020 será um ano de mudanças.

    “O torcedor tem cobrado de nós enquanto imprensa, posicionamento e vamos ser mais incisivos ainda. Nossa emissora fala do futebol sul-mato-grossense o ano inteiro, quem mais faz isso?” questiona Severo.

    “Apoiamos e cobrimos todas as competições em Mato Grosso do Sul mas vamos cobrar e muito. Os clubes que se organizem e tenham planejamento, a Federação que organize suas competições e não seja a bagunça que foi em 2019 e ao Ministério Público que faça cumprir o Estatuto do Torcedor”, disparou Severo.

    “Este ano deixamos de fazer o Sub-15, Feminino e Série B por estar uma bagunça. Jogo muda de local, de horário, tabelas não são mantidas, teve inversão de mando e até jogo com portões fechados. Ou a coisa muda ou vamos cobrar e enquanto não mudar, cobriremos outras competições nacionais e de outros esportes”, finalizou Severo.

    2020

    Repórter Ricardo Paredes integrou a equipe neste ano

    Além dos programas diários que continuarão e da novidade aos sábados, a Rádio Esporte MS se prepara para cobrir o mata-mata da Liga dos Campeões até a grande final e a Copa América.

    Com o ajuste do calendário nacional aos Estaduais, a Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, não irão chocas suas datas com os Estaduais o que fará a emissora acompanhar essas competições desde o início.

    Após mais de 500 jogos transmitidos ao longo do ano, a Rádio Esporte MS entra em recesso após a final do mundial de clubes dia 21 de dezembro e retorna dia 19 de janeiro com a Supercopa do Brasil entre Flamengo x Athlético-PR.

    A equipe da Rádio Esporte MS comandada por Cláudio Severo tem Thiago Faria, Fernando Blank, Odair Martimiano, Leomar Ferreira, Hugo Carneiro, Ricardo Paredes, Paulo Anselmo, Gian Nascimento e Rogério Vidmantas.

    Sair da versão mobile