Eu relutei muito em fazer esse texto, porque tenho amigo em todos segmentos seja ideológico e pessoal, com certeza torço para um Brasil melhor, mas a avalanche de pedidos para que eu fizesse o texto me responsabilizou para fazer ainda mais depois dos acontecimentos de domingo passado.
Simplesmente LAMENTÁVEL, por isso vou falar sobre o momento político e social, do momento no Brasil. Quero já pontuar que não irei polemizar o assunto. O texto estará na minha página no Facebook e whatApp. Todos (as) são bem-vindos comentem se quiser, oportunidade de opinar ou não, só não abrirei para debates.
Até porque esse texto é complicado, mas cada um faça sua leitura, comentem e compartilhe se quiserem, só espero que em um espaço democrático, educação e tolerância, sem ofensas. Isso é democracia, e democracia se materializa nas pluralidades de opiniões a que nível for. Diferenças fazem a democracia fortalecer.
Já fiz a introdução do texto, vamos falar aquilo que nos interessa, que me fez escrever esse texto em um momento crítico em razão da pandemia do CORONAVIRUS 19. Estamos confinados e impotentes diante do inimigo invisível. Pois bem pessoal, em 2018 ocorreu eleição presidencial, 90 milhões de brasileiros(as) não votaram algo preocupante, a eleição ficou marcada por esse número enorme de pessoas que não votaram.
Elegemos alguém que vinha com uma proposta de rigor, correção, honestidade e outros princípios, legítimo representante principalmente de empresários mais de 200 e da classe média brasileira. Já se passaram 1 ano e 4 meses e o Brasil está perdido em queda livre. Um governo quando assume, principalmente um país continental igual a do Brasil, tem que ter no mínimo um pouco de conhecimento do que vem pela frente. E o que aconteceu nesses 1 ano e 4 meses do atual Governo Federal? Se configurou por uma troca constantes de ministros, sem sintonia NENHUMA, falta de políticas públicas para educação, segurança, assistência social e saúde não existe.
O Brasil estagnou e piorou nessas questões técnicas e fundamentais para a sociedade demonstrando despreparo total, e se não bastasse isso criamos uma crise política por irresponsabilidade de quem governa o Brasil, atitudes que beiram ao ridículo, uma pessoa que governa a sétima economia do mundo não lhe cabe o direito de agir de forma tão estabanada, falas ruins chegando a infantilidade. Gestão ruim e postura passiva, nos já engolimos retrocessos a todos níveis mais um Presidente da República, de forma teatral, propor a volta do AI 5 é assustador.
Voltar a ditadura mostra a irresponsabilidade de quem fez isso: o presidente da República do Brasil. Falas desconexas com rota de colisão direto com a imprensa e outros poderes Legislativo e Judiciário, que são responsáveis por esse momento de desconstrução do meu Brasil. Para não falar o mais triste milhares de pessoas morrendo, o Brasil vai no caminho contrário, vai contra a ciência. Manifestações no Brasil promovida pelo presidente de maneira histérica, vaidosa e narcisista, chamado o povo para as ruas. Me desculpe, eu prefiro achar que é despreparo do que pensar em algo pior.
Essa conduta é sem sentido, expondo pessoas a uma doença que vem ceifando vidas. Começando a encerrar o texto tudo que ja falei, esqueci de acrescentar que as velhas de fazer política continua as mesmas e é de espantar já que esse governo veio com a propostas de mudanças, mudou algo?.
Eu sou um escritor e como dizia o mestre, poeta, dramaturgo e intelectual paraibano Ariano Suassuna, o escritor vai em busca de algo que para os outros é normal. Ele também foi da Academia Brasileira de Letras e é isso que estou fazendo. O Governo Federal atual como os outros é nossa responsabilidade, temos que fortalecer as instituições elas nos protegem de desequilíbrios, irresponsabilidade e oportunismos. Espero que não tenhamos escolhidos a desesperança.
Também parabenizar as instituições que se manisfestaram a mais uma lambança presidencial pedindo a volta do AI 5, pois foram firmes, fazendo as forças armadas se manifestarem contra a atitude infeliz de quem estava nesse ato MEDÍOCRE. Que todos façam sua leitura, quem quiser opinar fique a vontade, se for façam com educação e respeito. Um país só muda se o povo quiser e está nas nossas mãos. Encerro com a genialidade de Gonzaguinha, que nos remete a superação, clássico da MPB é assim: GUERREIROS SÃO PESSOAS, TÃO FORTES, TÃO FRÁGEIS, GUERREIROS SÃO MENINOS, NO FUNDO DO PEITO.
Assim encerro com a mensagem, que façamos da nossa luta a razão para um Brasil melhor, e nos melhoremos como pessoas, se cuidem e fiquemos em casa, quem tiver que sair se cuide e faça procedimento de higiene, abraços.