Os Jogos Olímpicos Paris 2024 chegaram ao fim oficialmente. Neste domingo (11), o icônico Stade de France recebeu a Cerimônia de Encerramento do maior evento multiesportivo do mundo. E o Time Brasil foi bem representado no desfile puxado pelas campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, porta-bandeiras inéditas e históricas, uma vez que se tornaram a primeira dupla feminina a conduzir a bandeira brasileira em uma Cerimônia dos Jogos.
“Felicidade de finalizar tudo o que a gente viveu na Olimpíada. Ter esse momento com a bandeira foi especial e muito lindo”, ressaltou Duda, logo após ter entrado no Stade de France com a bandeira brasileira.
“Eu ainda estou em êxtase. Muito emocionada por ter essa representatividade tão grande com essa honra de ser porta-bandeira. Agora nós ‘zeramos’ a vida”, completou, emocionada e brincando, Ana Patrícia.
Os Jogos de Paris foram marcados pelo protagonismo feminino da delegação brasileira desde o início, uma vez que as mulheres representaram 55% do Time Brasil, um marco histórico. Além disso, das 20 medalhas brasileiras nos Jogos Olímpicos Paris 2024, 12 foram femininas, inclusive as três de ouro, com Duda e Ana Patrícia, no vôlei de praia, Rebeca Andrade, no solo da ginástica artística, e Beatriz Souza, no judô.
O Brasil, por sinal, despede-se de Paris com a segunda melhor campanha da história ao conquistar as três medalhas de ouro, sete de prata e 10 de bronze. O desempenho foi superior ao da Rio 2016 em número total de medalhas (19) e atrás apenas de Tóquio 2020 (21). Além disso, a delegação brasileira se confirmou no top-20 do número de ouros e top-15 no quadro geral de medalhas.
Com assessoria