Home PODER PÚBLICO Parado há um ano, deputado apresenta outro projeto “no papel” para incentivar...

Parado há um ano, deputado apresenta outro projeto “no papel” para incentivar esporte no MS

Proposta foi debatida na Assembleia e até hoje não tem aprovação (foto-assessoria)

O futebol feminino, seja de campo, salão, areia ou society poderá ter mais apoio em Mato Grosso do Sul, com a criação de um Programa de Incentivo ao Futebol Feminino, por proposição de um Projeto de Lei apresentado nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa. A autoria é do deputado Antônio Vaz (Republicanos).

Segundo Vaz, o novo Programa tem o objetivo de promover torneios, campeonatos e eventos, “bem como na destinação de espaços voltados à prática de futebol feminino”. O Programa, se sancionado em lei, deverá ser desenvolvido nas escolas da Rede Estadual de Ensino, nos locais esportivos da administração direta e indireta e parques estaduais.

O Poder Executivo poderá celebrar convênios e ajustes para a legislação, “inclusive a transferência de numerário e materiais, com entidade privadas, bem como com ligas e entidades de administração do desporto, na modalidade futebol feminino”. As despesas da nova lei, se aprovada, correrão por dotações orçamentárias próprias.

O deputado justificou a proposição. “O futebol feminino vem sofrendo frequente esvaziamento nos últimos anos e as dificuldades enfrentadas em inscrever mais times e viabilizar patrocínio são recorrentes no Estado. Com poucas profissionais, ainda é gritante o tratamento desigual e a busca da paridade nas remunerações e treinamentos, em relação aos homens. Dessa forma o projeto visa incentivar a prática do futebol feminino”, explicou Antônio Vaz. A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

OUTRO TÁ PARADO

Pessoas ligadas ao esporte e representantes do Executivo e Legislativo de Mato Grosso do Sul discutem, na noite desta terça-feira (21), propostas de incentivo fiscal às modalidades esportivas do Estado. A audiência pública será realizada a partir das 18h30 no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis.

Intitulada “Lei do Incentivo ao Esporte: Resgatando e Salvando Vidas”, a audiência foi proposta pelo deputado Barbosinha (DEM).  “O evento atende a um requerimento encaminhado por representantes da área [de esporte]”, afirmou o parlamentar.

De acordo com ele, o estímulo ao esporte poderá ser feito através de incentivo fiscal. “O objetivo da audiência é reunir a Secretaria de Fazenda e a comunidade esportiva para que tenhamos a lei de incentivo a partir da receita do ICMS”, adiantou o deputado.

Ele argumenta que o tema da audiência é de grande interesse público. “O esporte é uma atividade que recupera e salva vidas. No Brasil, perdemos talentos por falta de apoio. Deveríamos ter um número de campeões muito maior, mas os perdemos por falta de oportunidade”, considerou. A audiência pública é aberta à imprensa e à população em geral.

Sair da versão mobile