“As competições estudantis são oportunidades de estímulo ao espírito esportivo, à construção da cidadania e de valores, além de difundirem os valores do esporte entre os jovens. Com apoio irrestrito do Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes, e da Câmara de Vereadores, nossos atletas vão representar Costa Rica em cinco modalidades coletivas e individuais, elevando o nome do município cada vez mais no cenário esportivo estadual”, ressalta o prefeito.
Promovido pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), os Jogos Escolares da Juventude de MS têm por finalidade aumentar a participação dos alunos em atividades esportivas nas Instituições de Ensino, públicas e privadas, do Estado de Mato Grosso do Sul, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil estadual em torno do esporte, além de servir como seletiva para a Etapa Regional e Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil.
A competição consiste na maior manifestação do esporte escolar estadual, envolvendo anualmente milhares de atletas disputando 13 modalidades divididas em coletivas e individuais. Os atletas são separados por categorias, sendo de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
De acordo com os chefes das delegações de Costa Rica, professores Guilherme Ferreira e Rubens Pereira, este ano os atletas do município vão disputar futsal, atletismo, badminton, ciclismo e natação.
As competições dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2023 estão previstas para maio.