O atual presidente da Federação de Futebol, Francisco Cesário, começou a busca de votos para sua releição. A primeira investida na corrida eleitoral começou pelo interior do estado neste final de semana, onde ele foi visto nas cidades de Rio Brilhante, Dourados e em Naviraí. Com o ex-prefeito de Naviraí, Léo Mattos, teve um encontro teria sido casual. Em Naviraí, a discussão, segundo relatos de interlocutores, passou pela volta do time na Série B ainda deste ano. Lembrando que o Naviraiense desistiu de disputar a Série A da temporada e por isso, o Grupo B está com um time a menos. Mas os próprios ex-dirigentes do clube acham muito improvável qualquer tentativa de retorno ao futebol neste ano.
Cesário está no comando há mais de 25 anos, e a eleição deste ano deve ser anunciada nos próximos dias. O site apurou que o edital estaria sendo montado para os clubes tomarem conhecimento. O que se sabe é que existe intenção de uma chapa oposicionista ser apresentada, mas sem muita força de apoio para se manter.
Além do futebol, das 75 federações registradas em Mato Grosso do Sul, pelo menos 50% delas haverá eleições neste ano. Uma outra com grande poder de movimentação é a de futsal. A eleição da Federação de Futsal já ocorreu e o atual presidente Mauro Ferrari foi mantido no cargo. A entidade já está com o Metropolitano em andamento e se prepara para a organização do Campeonato Estadual.
No balanço de 2016, a Federação de Futebol, recebeu de repasse da CBF pouco mais de 1,3 milhão de reais.