Home ESCOLARES Primeira delegação de MS já está na estrada rumo aos Jogos Escolares...

Primeira delegação de MS já está na estrada rumo aos Jogos Escolares em Blumenau (SC)

Atletas embarcaram com muita expectativa nesta manhã (foto-EMS)

Ansiedade, nervosismo, preguiça pelo horário do embarque e com a chuvinha que caia na hora, mas muita vontade de conseguir bons resultados nos Jogos Escolares em Blumenau (SC), que começam neste final de semana. A viagem de ônibus até a cidade catarinense foi dividida em dois grupos com os atletas das modalidades de Judô, Handebol e basquetebol. A primeira parte embarcou em Campo Grande e tendo a equipe de basquete de Dourados subindo em Nova Alvorada do Sul e ainda um grupo de Bataguassu, fechando no distrito de Casa Verde. Assim, fecha a delegação de 71 integrantes, com apoio “staf” para acompanhar os sul-mato-grossenses.

Ansiedade por conta do time de Handebol masculino de Aquidauana, que fará a estreia em competições nacionais. O professor Cristio Duarte conseguiu bons resultados nos Jems e agora embarcou rumo ao estrelato. Veja entrevista do professor nos vídeos.

Para o professor Alessandro Nascimento, técnico campeoníssimo de judô, os Jogos Escolares são um daqueles eventos que os atletas começam a apresentar o talento. “Não há dúvida de que todos os grandes atletas do Brasil passaram por essa experiência”, comentou ele. Veja o vídeo também da entrevista.

As outras modalidades estarão embarcando nos dias 20 e 25. 

Grupo de atletas que embarcaram nesta quinta feira (foto-EMS)

EXPECTATIVA DA FUNDESPORTE

O objetivo sul-mato-grossense é superar as 24 medalhas faturadas e o 12º lugar na classificação geral por unidades federativas na edição 2018, realizada em Natal-RN. A delegação do Estado foi ao Nordeste com 173 atletas. Neste ano, no Sul do país, o Time MS conta com 195, que disputam 13 das 14 modalidades da competição.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, ressalta que o aumento na participação na fase final dos JEJ coroa o trabalho realizado no desporto escolar de Mato Grosso do Sul. “Implantamos o programa de iniciação esportiva nas escolas estaduais, reformulamos os Jogos Escolares da Juventude, o que gerou um aumento significativo na participação dos municípios. Agora, começamos a perceber uma melhora no nível técnico, tanto que fomos campeões de medalhas na etapa regional, classificando um número recorde de atletas à final. Isso mostra que o planejamento traçado para o desporto escolar em 2015 tem dado resultado”.

Miranda avalia que, mais do que a busca pelo resultado, o importante é que os atletas representem o Estado com determinação. “O resultado é uma consequência de vários fatores, mas o essencial é que eles se superem e carreguem a imagem do nosso Estado de uma forma íntegra, disputando os Jogos com lealdade e dignidade. Mais importante que a medalha, é a autossuperação, a disciplina e o respeito às regras”.

Sair da versão mobile