A semana de atividades na Terra do Sol Nascente começou intensa para os professores de judô do programa Sport For Tomorrow. Nesta segunda-feira (16), os dez instrutores brasileiros selecionados para o intercâmbio Brasil-Japão estiveram na Universidade de Tsukuba e assistiram às primeiras atividades relacionadas à prática do judô. Mato Grosso do Sul tem o representante.
A importância de massificar os valores educacionais para os alunos desde a infância e a formação dos mesmos não só como atletas, mas também como cidadãos foram temas que nortearam as aulas teóricas do programa. Além disso, os professores acompanharam treinamentos de judô nos dojôs da Universidade.
“Temos muito a aprender não só com o judô japonês, mas também com o povo do país, que é muito interessante e nos recebeu muito bem. A cultura, o respeito do povo japonês com o judô é especial. Foram temas bastante relevantes para nós, instrutores, no nosso dia a dia. Agradeço à CBJ e acredito que sairemos do Japão muito melhores com essas atividades.”, afirmou Gleyson Alves, coordenador do grupo.
Integram a turma de 2019 os professores Silvana Nagai (RJ), Antonio Carlos Tavares Junior (SP), Édson Luís Lorenzett (SC), Gleyson Ribeiro Alves (MG), Maicon Deivison da Cruz Moreira (BA), Nicodemos Filgueiras Junior (MS), Rodrigo Augusto Trusz (RS), Saimon Magalhães de Souza (PR), Alam dos Reis Saraiva e Carlos Eugenio Vieira Losso.
Sport for Tomorrow – Judô nas Escolas
Desde 2016, o Brasil e o Japão mantêm uma parceria para a troca de experiências esportivas e de organização dos Jogos Olímpicos. Uma das iniciativas, assinada durante o Fórum Mundial de Cultura e Esporte, teve como objetivo o envio de professores brasileiros de judô para treinamento no Japão, a fim de conhecerem a forma de ensino da modalidade em escolas públicas e replicarem o modelo no Brasil. Ao todo, 15 profissionais brasileiros já passaram pelo curso em parceria com a Universidade Tsukuba.