Home PODER PÚBLICO Projeto social coloca esporte como meio de prevenção às drogas em Corumbá

Projeto social coloca esporte como meio de prevenção às drogas em Corumbá

Projeto lançado nesta segunda em Corumbá (foto-assessoria)

Com a entrega de 80 quimonos e um tatame foi lançado oficialmente o projeto ‘Luta pela Cidadania’. Realizado na praça do bairro Generoso, o lançamento reuniu no final da tarde da segunda-feira os jovens que vão integrar o projeto naquela região.

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social, o ‘Luta pela Cidadania’ usa o esporte – no caso específico o Judô – para trabalhar na prevenção ao uso de drogas. As aulas serão ministradas pelo professor Luiz Paulo de Freitas Ribeiro, que é servidor do Município.

 

De acordo com o prefeito Marcelo Iunes, o projeto busca através de atividades esportivas, promover a construção e a socialização do conhecimento sobre drogas para o público infanto-juvenil (na faixa etária de 08 a 17 anos), visando torná-los menos vulneráveis a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas.

O foco principal é conduzir as crianças e adolescentes à reflexão, contribuindo para a visão crítica das situações e dos problemas e para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de escolha. As atividades serão nos espaços públicos, como praças e quadras esportivas dos bairros que apresentam maiores índices de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, violência e consumo de drogas lícitas e ilícitas.

Serão duas aulas por semana – sempre na praça – com duração de duas horas cada. Quinzenalmente, os alunos participarão de palestras, rodas de conversa e dinâmicas para temas em relação à prevenção ao uso de drogas, tipos de violência, bullying, sexualidade, a diversidade e as diferenças, mercado de trabalho, profissões e carreiras e demais questões pertinentes ao público jovem.

“Trabalhamos uma proposta diferenciada para trabalhar politicas públicas sobre drogas. Identificamos, através de pesquisas, que a maioria dos problemas está na evasão escolar, pois esses alunos ficam expostos. Vamos trabalhar a prevenção ao uso de drogas através do esporte, atuando em rede com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. É a primeira vez que em Corumbá é realizado politica pública sobre drogas”, disse Flávia Miguel Ribeiro, coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas e responsável pelo projeto ‘Luta pela Cidadania’.

O secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, Cesar Freitas Duarte, afirmou que a iniciativa conta com o apoio da comunidade. “Esse projeto terá outros cinco polos, este aqui no Generoso é apenas o primeiro deles. Vamos precisar da ajuda da comunidade, a droga é um mal e unidos podemos vencer. Temos de usar todas as forças para combatê-la”, afirmou.

Participando da cerimônia de lançamento, o vereador André da Farmácia ressaltou que o projeto é uma “grande oportunidade” oferecida aos jovens. Ele enfatizou que os pais também devem participar das atividades. “Pais, incentivem seus filhos a estarem aqui, venham juntos acompanhem, participem, Mostrem interesse no futuro deles”.

Destacando que o ‘Luta pela Cidadania’ também visa o desenvolvimento físico, social e psicológico, além do aprimoramento e prática dos deveres e direitos sociais, a iniciativa é extremamente “benéfica para a juventude”, o prefeito afirmou que o Poder Público vai se mobilizar em busca de parcerias para ampliar as atividades. “Vamos trabalhar a busca de apoio para ampliarmos, futuramente, os polos desse projeto. Essa iniciativa tira jovens da vida ociosa e além do compromisso socioeducativo dá oportunidades no esporte”, concluiu Iunes.

São parceiros nesta iniciativa o Ministério Público Federal; Justiça Federal; 1ª e 2ª Vara de Execuções Penais – Fórum Estadual; Polícia Militar; Universidade Feder. 

Com assessoria 

Sair da versão mobile