Home Uncategorized Ranking da Gazeta é atualizado e Corumbaense subiu para terceiro

Ranking da Gazeta é atualizado e Corumbaense subiu para terceiro

O conturbado fim da Série B do Campeonato Estadual encerrou o ano do futebol profissional no Mato Grosso do Sul e, como faz desde 2012, a Gazeta MS divulga o Ranking de Clubes Gazeta MS, com a posição de cada time que disputou as primeira e segunda divisões de acordo com o desempenho nos últimos cinco anos.

Mais uma vez o salto dado pelo clube campeão da temporada é destaque. O Corumbaense venceu a Série A e saiu da zona intermediária para a terceira posição e tende a subir em 2018 com a participação em competições nacionais. Ainda nas primeiras posições, Comercial e Sete disputam apenas o Campeonato Estadual em 2018 e seguir na frente depende diretamente de estar na decisão da competição.

Regras

As regras detalhadas do Ranking de Clubes Gazeta MS podem ser conhecidas clicando aqui, mas, resumidamente, os clubes recebem pontos de acordo com a colocação no Campeonato Estadual das Séries A e B entre as edições 2013 e 2017, que variam com peso de 1 a 5, sendo a mais recente como de maior valor. Competições nacionais, como a Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Verde recebem pontuação extra, também de acordo com o ano. Veja a pontuação de cada clube e a posição em anos anteriores abaixo.

Outro ponto importante é a obrigação de ter disputado o Estadual do ano em uma das duas divisões, independente do acesso. Essa regra, por exemplo, excluiu da lista Cene, Ubiratan, Itaporã, Aquidauanense e, agora, o Misto EC. O time de Três Lagoas até disputou a competição, mas foi excluído pelo STJD por ter utilizado jogadores irregulares na primeira rodada e, então, sua participação é desconsiderada. Ainda de acordo com o regulamento, caso esses clubes retornem em 2018, a pontuação já conquistada no período volta ser considerada.

Ranking 2017

Comercial e Sete de Dourados: As duas primeiras posições não mudaram, embora o time de Dourados tenha diminuído a diferença em relação ao Colorado. Comercial e Sete são os campeões de 2015/16 e, por isso, contam com o bônus em competições nacionais. Podem cair em 2018 por estarem fora destas e dependem exclusivamente de estarem na final para seguirem nas primeiras colocações.

Corumbaense: Atual campeão, o Carijó vem subindo ano a ano e o título fez a pontuação disparar, saltando da sétima para a terceira posição. A tendência é que suba ainda mais em 2018 com as participações na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. Se passar a fase preliminar da Copa Verde, que não pontua, consegue um bônus maior.

Águia Negra: Desde a criação do Ranking, o time de Rio Brilhante está entre os três melhores colocados. Agora, cai para a quarta posição, já que o título estadual de 2012 não influencia mais na classificação. Para seguir entre os primeiros, precisa de uma boa campanha em 2018.

Novo: Assim como o campeão Corumbaense, o Novo ganha posições com o vice-campeonato. Além disso, pela primeira vez pontua apenas com campanhas na Série A e, em 2018, vai contabilizar bônus em competições nacionais.

Ivinhema: Outro clube que sempre me manteve estável na classificação, deve sofrer com o rebaixamento. Disputando a Série B, dificilmente vai manter a sexta posição, principalmente com a projeção de boas campanhas de Costa Rica e Operário FC.

Naviraiense: Antes o clube mais estável do Estadual, sempre terminando entre os quatro primeiros, o CEN quase foi rebaixado em 2017. No Ranking, vem caindo ano a ano e atinge sua pior posição. Como solicitou afastamento em 2018, não deve fazer parte da próxima lista, até que retorne ao futebol profissional.

Costa Rica: A Cobra do Norte dá mais um avanço na classificação, mas ainda sofre com a Série B de 2013 e as campanhas irregulares na Série A nos anos seguintes.

Serc: Também rebaixado, deve perder no próximo ano pelos menos duas posições.

Operário FC: Aos poucos, o Galo vai ganhando posições, mas com apenas duas participações na Série A no período considerado, ainda está longe dos primeiros colocados. Mantendo o nível de campanhas, porém, deve crescer ainda mais em 2018.

Urso: Sem risco de rebaixamento após o retorno à primeira divisão, o time de Mundo Novo recupera duas posições. As quedas de Ivinhema e Serc e o afastamento do Naviraiense devem lhe favorecer no próximo ano.

ABC: Caçula na Série A, fez boa campanha em 2017, mas ainda tem muito o que buscar para subir de posição, Assim como o Urso, o fato de estar garantido na primeira divisão também em 2019 conta a favor. Operário AC: Retornou esse ano ao futebol profissional e começa a trilhar o caminho que passou o Novo e agora o ABC.

Cena: Poderia disputar a primeira divisão, mas não aceitou o convite para substituir o Naviriense e segue na Segundona em 2018, portanto não deve acumular pontos para deixar a última posição.

Sair da versão mobile