Formula One - F1 - Azerbaijan Grand Prix - Baku, Azerbaijan - June 25, 2017. Red Bull Racing Formula One driver Daniel Ricciardo of Australia celebrates his victory. REUTERS/David Mdzinarishvili

Daniel Ricciardo, da Red Bull, conquistou um Grande Prêmio de montanha-russa no Azerbaijão no domingo, quando o novato Lance Stroll levou seu primeiro pódio para o Williams, colocado na linha por Valtteri Bottas. O líder do campeonato, Sebastian Vettel, venceu Lewis Hamilton ao quarto lugar, apesar de ser penalizado por uma condução perigosa depois de bater o seu rival Mercedes atrás do carro de segurança.

Foi uma tarde de drama sem parar no Circuito da Cidade de Baku, com menos de três períodos de carro de segurança e uma parada de corrida de bandeira vermelha.

Pilotos se encontraram na entrevista coletiva. (foto-assessoria F1)

Ricciardo poderia muito bem ter se arrepiado enquanto cruzava a linha de chegada. O australiano havia passado das costas para a frente depois de uma parada no início do poço para que os detritos esvaziados de seus freios o deixassem ao 17º lugar e estava perfeitamente colocado quando os líderes Hamilton e Vettel tiveram que fazer paradas não planejadas após um choque sob o carro de segurança Deixaram sua entente cordiale bem e verdadeiramente quebrada.

Hamilton liderou o Vettel facilmente até a 13ª volta, quando o carro de segurança foi implantado pela primeira vez para resgatar o Toro Rosso, de Daniil Kvyat.

Assim que a corrida se retomou na 16ª volta do que foi enviada novamente por causa de detritos, depois que a Force Indias colidiu quando Esteban Ocon fez um agressivo turno 2 no colega Sergio Perez no reinício.

Desta vez, o campo agrupou-se atrás do Mercedes de Bernd Maylander até a volta 21, durante o qual Hamilton reclamou repetidamente que estava correndo muito devagar, e então ele teve uma saída lenta da volta 16 na vigésima volta. Vettel, tomado de surpresa, bateu na parte traseira. Claramente acreditando que Hamilton tinha feito isso de propósito, o alemão então puxou ao lado e levou sua Ferrari para o lado do Mercedes. Ele receberia subsequentemente uma penalidade de 10 segundos para os mordomos, algo sobre o qual Hamilton era muito infeliz.

A corrida foi marcada na 22ª volta para que todos os destroços pudessem ser eliminados e as equipes pudessem reparar seus carros. Ocon’s Force India precisava apenas de uma nova roda traseira direita e pneus; Perez precisava de um novo nariz e asa dianteira. Ao mesmo tempo, a Ferrari de Kimi Raikkonen, sob o ataque do camponesa Bottas na primeira volta, reparou vários pedaços de dano. Perez e Raikkonen se aposentaram mais tarde, cada um tendo sido penalizado por suas equipes trabalhando em seus carros fora da pista rápida nos poços.

A Ferrari também olhou para a frente do carro de Vettel e montou um novo nariz, enquanto a Mercedes trabalhou no dano ao difusor de Hamilton.

Quando a corrida foi reiniciada atrás do carro de segurança após 23 minutos, Hamilton retomou a
liderança novamente da Vettel, enquanto os carros Williams de Stroll e Massa se mudaram para o terceiro e quarto depois que as Forças Indias se juntaram. Ricciardo, entretanto, recuperou para o quinto sob os carros de segurança, e tirou uma jogada deslumbrante para passar ambos os Williams para ter o terceiro na primeira curva.

Logo ficou claro que o apoio para a cabeça de Hamilton tinha sido ajustado incorretamente durante a ação da bandeira vermelha, e depois de ter feito algumas tentativas mal sucedidas para reprimir, ele foi obrigado a entrar na 31ª rodada para ter um novo equipado.

Fonte: agencia F1