Com apenas 29 anos, o rio-pardense Jordson de Oliveira Vieira, comemora sua mais recente conquista profissional: juiz de rodeio aprovado e credenciado pela Associação Brasileira de Juízes de Rodeio, renomada instituição fundada em 2021. 

A ABJR tem o propósito de unir, capacitar, e integrar a classe de juízes com os demais setores do rodeio. A Associação tem como fundadores, ícones do rodeio nacional como ex-competidor Romildo Monteiro (Presidente) e Sebastião Procópio (Tião Procópio) como vice-presidente. Considerado o pioneiro a trazer a modalidade rodeio em touros para Brasil.

De acordo com Jordson, ele foi o único sul-mato-grossense na lista de juízes aprovados. “Mais de 100 juízes participaram e apenas 17 foram aprovados. Estou muito feliz por fazer parte da entidade onde se concentra os melhores juízes do rodeio brasileiro”, comemora.

O rio-pardense conta que a prova teve 30 questões teóricas sobre as regras nacionais, além de 15 vídeos para cada participante avaliar. “Algumas questões de escrita estavam confusas, respondi conforme as regras e meu entendimento baseado no que já trabalho nos eventos”.

RIO-PARDENSE ‘DA GEMA’

Jordson é nascido e criado em Ribas do Rio Pardo. Filho de Marcia Regina Almeida de Oliveira e do saudoso Antonio Jaisson Rodrigues Vieira, o Jaisson do Pet Malucão (in memoriam).

Antes de se tornar o juiz de rodeio “O Magrão”, Jordson tentou a carreira como competidor de Montarias em Touros. “Foram 10 anos montando touros profissional ainda quando menor de idade. Encerrei a carreira de montarias em 2018 por motivos de lesões passadas. Comecei a arbitrar em fevereiro de 2019, comecei arbitrar em torneios pequenos e logo as comissões organizadoras de eventos maiores acreditaram em meu trabalho, desde então me dediquei nessa função”, conta. 

Em busca de novas oportunidades e de dar sequencia na carreira de juiz do esporte mais radical do mundo, Jordson se mudou para Sidrolândia (MS) em 2020, onde reside até hoje.

AGENDA 

Neste mês de abril, Jordson segue arbitrando rodeios em Mato Grosso do Sul. Ele não esconde a vontade de voltar a trabalhar em sua terra natal. 

“Estarei trabalhando próximos eventos na cidade de Rochedo, São Gabriel do Oeste. Trabalhei ano passado 2022 no West Fest Rodeio em Ribas e seria muito bom poder voltar e trabalhar na cidade onde cresci e tudo começou quando ainda competidor”.

Com riopardonews