Mais um texto feito com satisfação e responsabilidade, mais um encontro para falarmos de assuntos importantes para nós, enquanto sociedade. Agradecer a vocês pelo número altíssimo de acessos dos últimos textos, a valorização e o compartilhamento são a constatação da aceitação do meu trabalho. Afinal, por vocês que são a razão, do meu, do nosso trabalho.

Esse texto é pontual e fundamental em relação ao combate ao suicídio. A Psicologia tem uma atenção enorme em relação a essa questão, principalmente nesse momento difícil que estamos vivendo de pandemia de dor, tristeza, sofrimento, depressão e SUICÍDIOS. Antes de entrar no assunto do texto, vamos continuar com os cuidados em relação a pandemia, fazendo os protocolos de saúde, evitar aglomerações e vacinar primeira e segunda doses para ficarmos imunizadas(os). Se cuidem e se amem e consequentemente de quem amamos, quem você ama.

Infelizmente vamos falar de suicídio, setembro amarelo, é o mês de conscientização, combate e prevenção ao suicídio, que aumentou de maneira enorme e preocupante. Dados apontam um aumento em mais de 200% e a pandemia aflorou os SUICÍDIOS, principalmente pelo aumento preocupante da depressão que é a razão principal dos suicídios.

Temos perdidos jovens, adolescentes, idosos e até crianças
precocemente. Alguns indicadores são alarmantes no Brasil, que é o 8º país no ranking de suicídios mundialmente. Isso é um absurdo. O suicida em geral não deixa pistas e isso é terrível. Se você está angustiado(a), desesperada(o), sem vontade de VIVER, com vazio existencial, procure o mais rápido possível ajuda em uma clínica da psicologia nas suas diversas abordagens.

Você receberá suporte e vai superar, a PSICOLOGIA e os profissionais vão cuidar de quem precisa. Alguns indicadores são alarmantes e a quarta causa de mortes da população entre 15 a 29 anos no Brasil é o suicídio. Indicadores mostram que por ano na faixa de 12 mil pessoas se suicidam no Brasil. Os opostos são os que mais preocupam. No ano passado, uma criança de 11anos cometeu suicidou, assim como um idoso de 96 anos, o que demonstra que o suicídio não à idade nem sexo.

O “Setembro Amarelo” vamos combater com determinação. As famílias fiquem atentas as mudanças comportamentais e muito cuidado com as drogas lícitas e ilícitas combustível que afloram os SUICÍDIOS. Temos que estar atentos e alertas para lutar contra essa doença psico-social tão triste. Sim a vida, não ao suicídio. Encerro o texto com um clássico da MPB da genial banda LEGIÃO URBANA, um poema em forma de música se chama MAIS UMA VEZ é assim um trecho: MAIS É CLARO QUE O SOL, VAI VOLTAR AMANHÃ, MAIS UMA VEZ, EU SEI, ESCURIDÃO JÁ VI PIOR, DE ENDOIDECER GENTE SÁ, ESPERA QUE O SOL JÁ VEM.

Vamos combater com determinação e vontade essa doença, VAMOS CELEBRAR A VIDA é na luta que a gente se encontra abraços.