A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, assinou o termo de adesão perante a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul para a XI Paralimpíadas Escolares de MS (Paraesc) na faixa etária de 11 a 18 anos de idade. Com a assinatura, o município irá realizar seletiva municipal nas escolas para captar alunos com deficiência física na realização de modalidades específicas. A etapa municipal será excludente para as XI Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, que está programada para iniciar no dia 24 de junho. O município deve estimular e permitir a inscrição de todas as instituições de ensino da rede pública e privada de ensino fundamental e médio.
Segundo o coordenador executivo de esporte, Peterson Ferreira Lacerda, os pais, com filhos portadores de deficiência física, também podem estar escrevendo-os para participar da seletiva. “Se porventura formos falhos na captação nas escolas, os pais podem estar procurando a Sejel para inscrever a criança”, comenta. A secretaria está localizada na Rua Evaristo Roberto Ferreira, anexo ao Estádio Municipal.
O Paraesc tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do ensino regular do estado, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
A adesão responsabiliza o município a indicar um representante para atuar como interlocutor para exercer a função de chefe de delegação, onde realizará todas as funções específicas que constar no regulamento geral das XI Paralimpíadas Escolares.
Estarão aptos a participarem da etapa estadual, os alunos classificados ou selecionados em cada modalidade, gênero e prova, obedecido o limite de vagas previsto no regulamento geral.
Hoje a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer já está realizando o trabalho nas modalidades paralímpicas, com adultos e crianças.
Com assessoria