O presidente do Sindicato dos Árbitros de Mato Grosso do Sul, Ernani Tomaz, apontou que nesta terça-feira vai se posicionar sobre a presença dos integrantes da entidade nos eventos esportivos profissionais do Estado. Uma decisão já foi tomada e que vem sendo anunciada por organizadores dos diversos campeonatos amadores de Campo Grande nas redes sociais. Não haverá rodadas nos próximos dois finais de semanas, e com isso, nenhum árbitro vai ficar exposto a uma possível contaminação do coronavírus. Hoje, dados da Secretaria de Saúde aponta com 4 casos confirmados e mais de 30 em suspeição.
A decisão desta terça-feira será com referência ao Campeonato Estadual da Série A, onde tem a marcação de cinco jogos, entre eles o maior clássico do MS: Comerário. Para quem acha que se trata de uma “paranóia”, os maiores eventos mundiais estão sendo cancelados. O Governo do MS anunciou o cancelamento de todos os eventos esportivos, e não descarta a interferência também no futebol profissional, afinal é o patrocionador da competição dos últimos 10 anos.
Ontem a noite, Tomaz participou de uma reunião na região de Dourados, onde o tema também foi abordado com os filiados, visto que na existem também diversas competições onde os árbitros atuam. “Mas espera até no máximo 10h desta terça-feira para falar com vocês (esportems) e vamos tomar uma decisão”, comentou.
Mesmo com a decisão dos presidentes dos clubes de manter a rodada com os portões fechados, os atuais jogadores não estão imunes a contaminação do vírus. No Brasil, estaduais suspensos são: carioca, paulista, mineiro, gaúcho, nordeste, sendo que ainda não decidiu o potiguar.