Jogar em um grande clube de futebol. É o sonho de oito meninos e uma menina com idade entre 9 e 17 anos, todos da Escola de Futebol Chute Inicial Corinthians, uma parceria do clube paulista com a Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), de Campo Grande, que encerraram na última sexta-feira, 13, um período de uma semana de treinos de avaliação no Parque São Jorge, sede do Timão, em São Paulo.
Selecionados pelos treinadores da unidade campo-grandense do Chute Inicial Corinthians, Breno Rocco, João Fregadolli, Nícolas Andrade, João Lucas e Rafael Dourado (Sub-13), Raysson Lima, Gabriel Paloni e Suzzany (Sub-17), e Henrique Medeiros, de 8 anos, o mais jovem do grupo, viveram a experiência de participar de um ambiente de competição pela chance de defender a camisa de um dos clubes mais populares do país.
Foi uma semana intensa de treinos, com atividades pela manhã e à tarde, e o resultado não poderia ser melhor. Todos foram aprovados pelos treinadores para integrar a Seleção Chute Inicial Corinthians, uma espécie de último degrau antes de um atleta da rede de escolinhas licenciadas atingir a Base do clube.
“Estão todos de parabéns”, disse o coordenador pedagógico da Rede Chute Inicial, Igor Savala, ao se reunir com os atletas da unidade de Campo Grande em um dos campos do Parque São Jorge. “Vocês já deram um passo importante, que é chegar aqui e chamar a atenção dos nossos treinadores. Agora é continuar evoluindo e no futuro passar a fazer parte da nossa base”, ressaltou ele.
Além de aprovados, três dos meninos receberam convites para representar o Chute Inicial Corinthians em torneios internacionais. Henrique Medeiros, Sub-9, está convocado para fazer da equipe corintiana da sua categoria que irá disputar o torneio Mayors Cup 2022, no período de 25 de outubro a 01 de novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos; João Fregadolli e Raysson Lima foram selecionados para o torneio Limone Cup 2022, programado para acontecer entre 15 a 20 de outubro.
Já Suzzany Byanka, de 16 anos, teve um aproveitamento de alto nível na avaliação dos treinadores, e foi convidada a permanecer em São Paulo para treinar na equipe Sub-16 do futebol feminino do Corinthians já na próxima segunda-feira. Suzzy, como é conhecida, fez todos os seus treinos no período de avaliação com equipes masculinas e não demonstrou nenhuma dificuldade. De cara foi escalada na sua posição, meia de ligação entre a parte defensiva e a ofensiva, com bom desempenho na marcação e saída de bola.
Suzzy fez até um golaço de fora da área logo no segundo dia de treinos. Nesse mesmo treino ela sofreu uma luxação na mão direita, recebeu atendimento na beira do campo, imobilizou o local e voltou a treinar. “Sei o quanto sonhei com essa oportunidade, então não é qualquer dor que vai me deixar sem treinar”, comentou. Determinada a seguir carreira no futebol, ela fez até vaquinha social para bancar suas despesas na viagem a São Paulo para participar da semana de avaliação no Corinthians.
Em Campo Grande, o Chute Inicial Corinthians reúne meninos e meninas em sete categorias (Sub-5, Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17) com treinos de segunda-feira a sábado no Cedesc-Funlec, localizado à Rua Água Azul, 1097, no Jardim Veraneio, região norte da capital sul-mato-grossense. A estrutura conta com três campos de grama, dois suíços e um com medidas próximas do tamanho oficial.
Com assessoria