No ano passado, a segunda partida disputa no Ninho. Lance do gol de Aguinaldo (foto-Franz Mendes)

Já tem data para que Águia Negra e, provavelmente, Aquidauanense conheçam seus adversários na primeira fase da Copa do Brasil. Nesta segunda-feira (2), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a data do sorteio dos confrontos dos jogos na primeira fase na competição mais rentável do Continente. Os times sul-mato-grossenses recebem R$ 500 mil pela disputa da fase inicial e o campeão acumula, entre cotas e premiação, aproximadamente R$ 74 milhões.

Segundo a entidade, o sorteio acontece no dia 12 de dezembro, após a conclusão do Campeonato Brasileiro e a atualização do Ranking Nacional de Clubes, que define a composição dos oito potes. O Ranking de Federações também será atualizado e Mato Grosso do Sul está no limite para manter as duas vagas na competição, correndo risco com a aproximação do Espírito Santo. Essa possibilidade, neste ano, é mínima, mas, se confirmada, o Aquidauanense perderia sua vaga na competição para o Real Noroeste, vice-campeão capixaba.

De qualquer forma, Águia Negra e Aquidauanense devem compor o pote 8, onde estão os últimos e clubes não ranqueados e os adversários saem do pote 4. Segundo regulamento, os representantes de Mato Grosso do Sul jogam a partida única em casa, mas são obrigados a vencer o jogo para avançar, já que o empate beneficia o time melhor colocado no RNC.

Em 2017 o Sete de Dourados passou a primeira fase vencendo o River-PI por 1 a 0 e caiu em seguida ao perder para o Sport-PE por 3 a 0. Em 2018, o Corumbaense avançou ao vencer o ASA-AL por 1 a 0 e foi eliminado na fase seguinte pelo Vitória-BA, também perdendo por 3 a 0. Neste ano, Operário FC e Corumbaense caíram no primeiro jogo e o campeão foi o Athletico-PR.

Com gazetams